Aos domingos

Rota do Ciclolazer é ampliada até a Feirinha do Largo da Ordem

O projeto Ciclolazer inicia nova fase neste domingo (25) com a extensão do percurso até o Largo da Ordem. O circuito agora parte da Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, e segue pela Avenida Cândido de Abreu e Rua Barão do Serro Azul até a Rua São Francisco, próximo à Feirinha do Largo da Ordem.

A novidade no percurso é a inclusão de trechos da Avenida Cândido de Abreu, entre as ruas Barão de Antonina e Inácio Lustosa, e da Rua Barão do Serro Azul, entre as ruas Inácio Lustosa e São Francisco. Na Barão do Serro Azul será utilizada a pista da esquerda e não será permitido o estacionamento à esquerda da via no trecho; também será proibida a conversão à esquerda nas ruas Paula Gomes e Treze de Maio – para fazer a conversão para a Paula Gomes é necessário fazer o desvio pelas ruas Inácio Lustosa e Mateus Leme; para a Treze de Maio é preciso fazer o desvio pelas ruas Carlos Cavalcanti e Mateus Leme. O estacionamento do hotel na região será transferido para a Rua Carlos Cavalcanti. Não faz mais parte do Ciclolazer o trecho antes percorrido nas ruas Barão de Antonina e Heitor Stockler de França.

Outra novidade da nova fase do Ciclolazer, que segue com suas atividades entre 8h e 16 horas, é o oferecimento de um paraciclo gratuito que estará próximo à fonte localizada no cruzamento da Rua Barão do Serro Azul com a Travessa Nestor de Castro. Quem desejar percorrer o circuito e depois visitar a feira (ou vice-versa) terá disponível uma tenda para a guarda de bicicletas, com monitores da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. “É muito importante criarmos essa opção de as famílias curitibanas visitarem a feirinha de bicicleta. Com o crescimento do movimento do Ciclolazer, vamos aumentar cada vez mais o espaço das atividades do projeto na cidade”, diz o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluísio Dutra Jr.

Em 2013, o Ciclolazer atendeu mais de 37 mil pessoas, consolidando-se como uma opção de recreação e prática de atividades físicas para o cidadão curitibano. A frequência de usuários no circuito e na área de recreação passa de 1,5 mil pessoas por domingo, em média.

Também neste domingo haverá na Praça Nossa Senhora de Salete a Oficina Recicletas – de consertos rápidos, com mecânicos colaborando com o cidadão – e a Bike Anjo – oficina educativa para ajudar quem quer começar a pedalar com mais segurança, realizada no período da manhã. Ainda na praça são realizadas ações de recreação como a montagem de brinquedos gigantes para uso infantil, tênis de mesa, obstáculos para skate e atrações relacionadas ao ciclismo.