#AgoraVai

Rodovia da Uva: edital de duplicação tem novos viadutos mais benfeitorias 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) divulgou nesta quarta-feira (15/10) o edital para duplicação da PR-417, a Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo. A disputa de lances ocorrerá em 8 de dezembro de 2025, às 11h, pelo portal de compras do governo.

O projeto abrange 4,52 quilômetros, entre a Rua Theodoro Makiolka, na capital, e a interseção com a PR-418, em Colombo. O início do trecho terá um viaduto em passagem inferior. Outros três viadutos estão previstos: uma passagem superior na Rua Lauro Dromlewicz, uma inferior substituindo a rotatória da Rua Odonis Bighi e outra próxima à Rua Francisco Manika.

>>> Especial EDUCAÇÃO: A importância dos professores e de uma educação de qualidade. Projetos que deram certo, números animadores e grandes desafios. Leia os conteúdos no nosso especial!

A obra inclui ainda uma passarela de pedestres na Rua Mathias Valesco, o alargamento da ponte sobre o Rio Atuba e uma nova rotatória no entroncamento com o Contorno Norte (PR-418). Também estão previstos novos sistemas de drenagem, melhorias no leito do rio, paisagismo, calçadas, abrigos de ônibus e acessibilidade, além de nova sinalização, dispositivos de segurança viária e iluminação em todo o trecho, incluindo marginais, rotatórias e retornos. Confira, abaixo, como ficará:

A pista atual será restaurada e receberá pavimento rígido de concreto (whitetopping). A nova pista também será em concreto, com trechos de duas e três faixas por sentido, além de marginais asfaltadas em pontos estratégicos.

Segundo o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, a obra é desafiadora, principalmente pelo volume de faixas de rolamento e vias marginais. “Para aproveitar ao máximo a faixa de domínio da rodovia, o projeto estudou várias soluções para sistemas de contenção, em cerca de 33 locais diferentes no trecho”.

Como será a contratação?

O contrato será firmado em regime semi-integrado, no qual a empresa vencedora ficará responsável por elaborar o projeto executivo e executar a obra, com base em um projeto básico já fornecido pelo órgão público. A contratada será responsável por toda a execução da duplicação, incluindo drenagem, sinalização e adequações urbanas e ambientais. O contrato também estabelece garantias e seguros obrigatórios, além de responsabilidade técnica por cinco anos após a entrega definitiva da obra.

A licitação será conduzida pelo critério de menor preço global e terá prazo total de 630 dias (21 meses), sendo 90 dias para o projeto e 540 dias para a execução da duplicação. O valor máximo estimado é sigiloso, e os recursos virão do Programa Inova Paraná, por meio de operação de crédito. 

Poderão participar empresas legalmente estabelecidas no país, individualmente ou em consórcio, desde que apresentem toda a documentação jurídica, técnica, fiscal, econômico-financeira e trabalhista exigida.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna