Novela sem fim

RG no Bacacheri nunca mais; Instituto de Identificação fecha mais um posto de atendimento

Leticia Akemi / Gazeta do Povo

O posto do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) do bairro Bacacheri, em Curitiba, está com o agendamento de RG suspenso desde 1º. de agosto. Curitibanos que forem até a Rua Nicarágua, 1494, para pegar documentos em andamento, ou para dar início ao processo de documentação, encontrarão no local apenas um funcionário indicando que tudo foi transferido para o posto da Rua José Loureiro, no Centro, incluindo outros dois funcionários.

+ Caçadores de Notícias: A Saga por um RG continua em Curitiba. Até quando?

A explicação da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) para encerrar os serviços no Bacacheri tem relação com as mudanças no sistema anunciadas em março deste ano. À época, a promessa foi de que unidades do Instituto de Identificação seriam instaladas nas dez Ruas da Cidadania da capital, o que ainda não aconteceu.

Segundo informou a Polícia Civil, responsável pelo órgão, o fim do serviço no Bacacheri não significa que o posto será fechado, mas transferido para a Rua da Cidadania do Boa Vista, o que deve se concretizar até a próxima semana. Enquanto a transferência não ocorre, quem possui processos em andamento ou tem que pegar documentos deve procurá-los no posto da José Loureiro.

O problema, no entanto, é que no Centro o usuário deve se deparar com transtornos habituais, como longas filas de espera no atendimento ou atrasos na confecção dos RGs. Pelo menos tem sido essa a reclamação das pessoas, desde que o posto de atendimento do Instituto de Identificação do bairro Portão foi fechado, há pouco mais de um mês meio, em 26 de junho deste ano, e também teve o serviços transferidos para o Centro.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Na época, a Polícia Civil informou, em nota, que não haveria prejuízos à população, pois os servidores que trabalhavam no local seriam realocados para a unidade do Centro e o número de agendamentos também não sofreria alterações. Na regional do Portão funcionava uma das unidades mais procuradas pela população para a confecção do RG.

Ainda segundo a Civil, o posto do Bacacheri foi o último da lista a ter os serviços interrompidos até que todas as Ruas da Cidadania estejam com os novos postos instalados. Atualmente, as do Carmo, Fazendinha, Cajuru, Pinheirinho e Bairro Novo oferecem o serviço.

Promessas

A promessa da Sesp era aumentar de 500 para 880 as vagas de atendimento distribuídas diariamente apenas em Curitiba. Na prática, boa parte das mudanças prometidas segue somente no papel. O novo posto do Boa Vista será sexto a funcionar, restando ainda as Ruas da Cidadania de Santa Felicidade e Cidade Industrial, Tatuquara e Matriz.

Somando as vagas que serão disponibilizadas futuramente – sem data para ocorrer – no Boa Vista, CIC e Santa Felicidade ofereceriam 65 novas vagas de atendimento.

Pelo convênio firmado com a Sesp, a prefeitura de Curitiba está cedendo o espaço e dois servidores para trabalhar junto a papiloscopistas do Instituto de Identificação do Paraná. Parte dos servidores já foi cedido e terminaram o treinamento no dia 27 de julho. Segundo informou a Polícia Civil, nas cinco Ruas da Cidadania em que o serviço funciona estão sendo feitos em média 550 novas carteiras de identidade por semana. Se contar com o Posto Central do Instituto o número por semana supera 1,3 mil unidades. A expectativa da Civil, assim que os demais funcionários sejam cedidos, é de que número de RG’s feitos nas Ruas da cidadania duplique.

A saga do RG

Voltar ao topo