Emoção e superação resumiram a chegada da Maratona de Curitiba, que aconteceu na manhã deste domingo (19) pelas ruas da capital paranaense. A maioria dos cerca de 6.500 inscritos na prova cruzou a linha de chegada aplaudida pelos familiares e amigos que aguardavam na reta final, com muita festa e palavras de alegria e estímulo. Muitos pegaram seus filhos, familiares, faixas e até bandeiras do Paraná Clube – que depois de 10 anos acaba de voltar para a primeira divisão – para cruzar o portal de chegada.

continua após a publicidade

A Tribuna acompanhou a chegada de alguns participantes:

A organização do evento informou que, dos cerca de 6.500 inscritos, 40% eram de pessoas vindas de outros locais. Houve participantes de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, além de cinco países: Tanzânia, Quênia, Estados Unidos, Bahrein, Argentina e Paraguai. Estima-se que os cerca de 2.600 maratonistas “viajantes” podem ter movimentado cerca de R$ 40 milhões na indústria turística curitibana, gastando com hospedagem, alimentação, transporte entre outras despesas necessárias de viagem.

Provas diferentes

Do total de inscritos, pouco mais de 2.000 corredores participaram da maratona de 42 quilômetros, que bloqueou pelo menos 54 ruas da capital e deixaram os motoristas desavisados um tanto confusos em seus deslocamentos. O percurso da prova de 42 quilômetros foi do Centro Cívico até o bairro Pinheirinho, voltou pelo Água Verde, seguiu para o Hauer e voltou para o Centro Cívico passando pelo Cristo Rei. Os outros 4.500 corredores participaram de provas menores, de 5 ou 10 quilômetros, ou da prova de revezamento. A de 10 quilômetros seguiu até o São Lourenço e voltou. Já a de cinco quilômetros foi até o bairro Ahú e voltou.

Pódio

continua após a publicidade

Tanto na categoria masculina, como na feminina, o primeiro lugar ficou com corredores da Tanzânia. No pódio masculino, Mejam Lucian teve um tempo de 2 horas 23 minutos e 1 segundo. Logo atrás dele chegou o queniano Dicson Kiplagat com o tempo de 2 horas 23 minutos e 48 segundos. Em terceiro lugar um brasileiro: Samuel Ribeiro, que fechou a prova em 2 horas 24 minutos e 30 segundos.

Samuel é motorista particular e treina cinco vezes por semana nas ruas de São Paulo, onde reside. Ele treina há seis anos e, para a Maratona de Curitiba, fez um preparo de três meses. No pódio feminino, a vencedora foi a tanzaniana Anjelina Yumba, com 2 horas, 38 minutos e 45 segundos. Janete Tedesco, de Santa Catarina, ficou com o segundo lugar, seguida da também brasileira Adriana Domingos da Silva.

continua após a publicidade