Lançamento irregular

Rejeitos de areia prejudicam fornecimento de água de 600 mil na grande Curitiba

Foto: divulgação / Sanepar.

Uma forte suspeita de lançamento irregular de rejeitos de mineração no Rio Piraquara fez a Companhia de Abastecimento do Paraná (Sanepar) interromper a captação de água da Estação de Tratamento (ETA) Iraí nesta sexta-feira (18). A água turva na estação de tratamento obrigou a Sanepar a antecipar o rodízio para 600 mil moradores em Curitiba, Colombo e Pinhais (veja a lista completa dos bairros afetados abaixo).

LEIA TAMBÉMSábado sem água em Curitiba e região! Veja bairros afetados

A Sanepar encaminhou uma denúncia ao Instituto Água e Terra (IAT). Mas não é a primeira vez que isso ocorre. A companhia revelou que o lançamento irregular de rejeitos tem sido recorrente no Rio Piraquara. Nas outras situações, a ocorrência foi de curta duração e não afetou a qualidade da água do rio. Desta vez, a produção na Estação de Tratamento Iguaçu também está ameaçada. 

Por enquanto, mesmo com a paralisação de uma das estações, a previsão é que o abastecimento seja normalizado no início da tarde deste sábado (19). 

BAIRROS AFETADOS COM ALTA TURBIDEZ NA ETA IRAÍ

CURITIBA: Santa Cândida e Atuba.

COLOMBO: Guarani, Rio Pequeno, Rio Verde, Campo Pequeno, Alto da Cruz, Mauá, Guaraituba, Palmital, Vila Zumbi e Maracanã.

PINHAIS: Pinhais: Alto Atuba 1 e 2, Emiliano Perneta 1, Centro 1 e 2, Palmital 1 e 2, Rural, Estância Pinhais 1 e 2, Weissópolis 1 e Vila Amélia 2

BAIRROS QUE TIVERAM INÍCIO DO RODÍZIO ANTECIPADO PARA AS 13 HORAS 

COLOMBO: Guaraituba, Maracanã, Guarani, Monza, Atuba, Rio Pequeno, Campo Pequeno, São Gabriel.

CURITIBA: Ahú, Atuba, Bacacheri, Barrerinha, Boa Vista, Cabral, Centro Cívico, Santa Cândida, São Lourenço, Tingui, Juvevê, Jardim Botânico, Rebouças, Centro, Cristo Rei, Hugo Lange, Prado Velho e Alto da XV.