Desenvolvimento

Regional Pinheirinho é uma cidade dentro de outra

Com quase 170 mil habitantes e 5.676,70 hectares, a Regional Pinheirinho, no sul de Curitiba, tem população e extensão suficiente para ser praticamente uma cidade.

E é só dar uma volta por lá para perceber que a região, que engloba os bairros Capão Raso, Campo de Santana, Caximba, Pinheirinho e Tatuquara, não está tão longe disso.

Assim como qualquer cidade, a regional tem também um centro, que funciona na Rua da Cidadania. Além de caixas eletrônicos, lojas e lanchonetes, há postos de atendimento de quase todas as secretarias municipais.

Emissão de carteira de trabalho e cartão de transporte, inscrição na lista de espera da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, e cadastro para compras no Armazém da Família são apenas alguns dos serviços prestados.

Ao todo, cerca de 60 mil atendimentos são realizados por mês, a maioria deles registrados pelo posto da Guarda Municipal localizado lá, que atende cerca de 8.500 pessoas mensalmente. Os demais postos mais procurados são da Secretaria do Abastecimento, Urbanização de Curitiba (Urbs) e Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

“Hoje estou aqui para fazer o pedido de carteira de trabalho para a minha filha, mas já utilizei outros serviços porque é muito mais fácil do que ir para o centro, pois para vir para cá, pego apenas um ônibus e ainda não preciso pagar outra passagem para voltar ao terminal”, comenta o vigilante Cezar Oliveira de Jesus.

Assim como ele, a auxiliar de serviços gerais Sueli Antunes também costuma recorrer aos postos de atendimento da Rua da Cidadania quando precisa de alguma coisa.

“Estava precisando de umas informações sobre o programa Bolsa Família e, no caminho da casa, já passei por aqui para perguntar”, conta ela, que foi atendida no escritório da Fundação de Ação Social (FAS).

Um grande desafio

Para o coordenador técnico da Rua da Cidadania do Pinheirinho, Isac Domingos dos Santos, administrar uma regional do município de Curitiba é um grande desafio, multiplicado várias vezes quando se trata desta em específico.

“Esta é a região que mais cresce em Curitiba, pois é uma das únicas que ainda pode receber empreendimentos. É quase uma cidade mesmo. Por isso, é muito difícil atender a demanda da população. É um desafio para o administrador atrair recursos para conseguir oferecer serviços de qualidade, novos equipamentos e melhor infraestrutura para o cidadão”, explica.

De acordo com ele, as principais demandas da população que mora na Regional Pinheirinho são escolas, pavimentação e unidades de saúde, além da recente pressão pela construção do metrô.

E é a administração da Regional a responsável por verificar as necessidades de seus habitantes por meio de audiências públicas e estatísticas referentes aos atendimentos realizados na Rua da Cidadania e encaminhá-las à prefeitura.

E as reivindicações devem aumentar ainda mais em breve. “Mais de 1.200 novas residências estão para ser entregues no Campo de Santana e no Tatuquara. Com isso, a pressão por infraestrutura também aumenta”, afirma.

Felipe Rosa
Sueli: informações sobre Bolsa Família.
Felipe Rosa
Cezar: mais fácil do que ir para o centro.
Felipe Rosa
Isac: região que mais cresce.