Curitiba deve contar com novos eventos nas 10 Regionais da cidade, que servirão para movimentar a economia dos bairros e aumentar a circulação de pessoas nestes espaços. A proposta que criou as Feiras Regionais foi confirmada com um decreto assinado pelo prefeito Rafael Greca (PMN), no final do mês de outubro.

continua após a publicidade

Vão poder participar da Feira Regional somente expositores que comprovem a condição de moradores de bairros pertencentes à Administração Regional onde pretendem trabalhar. Os seguintes ramos de atividades estarão disponíveis: artesanato, alimentação, artes plásticas, hortifrutigranjeiros, sebo, caminhões de comida ou “food truck”.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a principal ideia da Feira Regional é desenvolver o empreendedorismo nos bairros e impulsionar a economia local. De acordo com o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, as feiras são um importante estímulo ao desenvolvimento de atividades produtivas locais, valorizando a criatividade e culturas locais. “É uma boa forma de valorizar a geração de renda, de forma criativa, lá na ponta, nos bairros”, definiu Jamur.

Prazo

Os horários de funcionamento e os ramos de atividade a serem explorados serão regulamentados pela Secretaria do Governo Municipal. A partir da assinatura do decreto, os administradores regionais têm mais 30 dias para repassar as informações necessárias para abertura de processo licitatório para seleção dos expositores.

continua após a publicidade

As novas Feiras Regionais vão poder funcionar no máximo duas vezes na semana, em horário que não conflite com os das demais feiras existentes na região. O valor do preço público decorrente da utilização do espaço público será estabelecido por decreto específico. As novas Feiras Regionais devem começar a funcionar no primeiro semestre de 2018 .