Empreendedorismo

Regionais de Curitiba terão feiras com expositores e produtos locais

Administrações Regionais terão feiras para impulsionar economia local. Ilustração:IPPUC
Administrações Regionais terão feiras para impulsionar economia local. Ilustração:IPPUC

Curitiba deve contar com novos eventos nas 10 Regionais da cidade, que servirão para movimentar a economia dos bairros e aumentar a circulação de pessoas nestes espaços. A proposta que criou as Feiras Regionais foi confirmada com um decreto assinado pelo prefeito Rafael Greca (PMN), no final do mês de outubro.

Vão poder participar da Feira Regional somente expositores que comprovem a condição de moradores de bairros pertencentes à Administração Regional onde pretendem trabalhar. Os seguintes ramos de atividades estarão disponíveis: artesanato, alimentação, artes plásticas, hortifrutigranjeiros, sebo, caminhões de comida ou “food truck”.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, a principal ideia da Feira Regional é desenvolver o empreendedorismo nos bairros e impulsionar a economia local. De acordo com o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, as feiras são um importante estímulo ao desenvolvimento de atividades produtivas locais, valorizando a criatividade e culturas locais. “É uma boa forma de valorizar a geração de renda, de forma criativa, lá na ponta, nos bairros”, definiu Jamur.

Prazo

Os horários de funcionamento e os ramos de atividade a serem explorados serão regulamentados pela Secretaria do Governo Municipal. A partir da assinatura do decreto, os administradores regionais têm mais 30 dias para repassar as informações necessárias para abertura de processo licitatório para seleção dos expositores.

As novas Feiras Regionais vão poder funcionar no máximo duas vezes na semana, em horário que não conflite com os das demais feiras existentes na região. O valor do preço público decorrente da utilização do espaço público será estabelecido por decreto específico. As novas Feiras Regionais devem começar a funcionar no primeiro semestre de 2018 .