Balanço 2025

Região Metropolitana de Curitiba amplia integração com novos programas

Produtores da RMC projetam aumento de vendas com a adesão de Curitiba ao Consórcio de Serviços do Paraná. Na foto, Arilda da Silva Oliveira, Marcelo Lovato e Cassiane Pereira. Campo Largo, 18/11/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) implementou em 2025 o programa Curitiba Mais Integrada, buscando fortalecer a cooperação entre os 29 municípios que a compõem. A iniciativa visa promover o desenvolvimento regional através do compartilhamento de serviços, experiências e soluções conjuntas para problemas comuns.

Com uma população de 3,7 milhões de habitantes, a RMC é a oitava região metropolitana mais populosa e a segunda mais extensa do Brasil. O novo programa inclui consultas sobre demandas municipais, capacitações, aproveitamento do potencial turístico e inclusão da RMC em roteiros culturais e esportivos.

Adesão ao Consórcio Metropolitano

Outro marco importante foi a adesão de Curitiba ao Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp) em outubro. Essa participação permite que produtores de alimentos de origem animal dos municípios consorciados comercializem seus produtos em Curitiba, ampliando o mercado potencial para quase 4 milhões de consumidores.

O desenvolvimento do turismo local também foi priorizado, com o mapeamento de atrações em todos os 29 municípios da RMC. O objetivo é criar produtos turísticos específicos, incentivar o empreendedorismo e elaborar campanhas promocionais para atrair visitantes.

Além disso, foi criado o Comitê Integrado de Combate às Enchentes, visando coordenar intervenções e obras na área metropolitana para mitigar problemas de alagamentos. O comitê já atua em projetos como o desassoreamento do Rio Atuba, em parceria entre Curitiba e Pinhais.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.