Licitação aberta

Reforma do prédio da Prefeitura de Curitiba vai custar mais de R$ 700 mil

Foto: Divulgação/SMCS

Inaugurado em 1969, o Palácio 29 de Março, sede principal da Prefeitura de Curitiba, em breve deve passar por uma grande reforma. O edital foi publicado nesta sexta-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e tem valor estimado de R$ 723.904,79.

A concorrência pública, na modalidade menor preço, é para a contratação de empresas para a elaboração de projetos e serviços de engenharia e arquitetura para o restauro e reforma do edifício respeitando a configuração original do prédio.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

História do prédio

Projetado pelo arquiteto Rubens Meister, o Palácio 29 de Março é um exemplar da arquitetura modernista, tombado pelo Estado dentro do conjunto do Centro Cívico. É uma estrutura entre linhas ortogonais rigidamente organizadas separando planos em três blocos elevados a partir do primeiro pavimento.

Todo este conjunto se eleva do solo em um “piano nobile” que ajuda a atenuar os desníveis do terreno gerando um pavimento semi-enterrado. O pavimento térreo é tratado como um grande plano que distribui as funções gerando os fluxos de circulação do edifício.

Sobre as interseções geradas pelos três blocos acima, lajes impermeabilizadas permitiram o uso de jardins gramados junto ao teto. Os planos de vedação e aberturas repousam sobre uma malha estrutural em concreto armado revelando uma claríssima trama de pilares e vigas.

Passageiro é arremessado de ônibus em movimento após porta se quebrar