Quem passou pela trincheira da Rua General Mário Tourinho, no Seminário, em Curitiba, notou que há novas obras de recape asfáltico desde o fim de semana passado. O trecho sentido Portão está em meia pista desde a esquina com a Avenida Vicente Machado, até quase a entrada do túnel da trincheira. No outro sentido também há obras de recape, totalizando cerca de 100 metros via com asfalto retirado.

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Além do transtorno que as novas obras causam aos motoristas e ao trânsito, há uma curiosidade para saber o que ocorreu com o asfalto. Afinal, trata-se de uma obra inaugurada no mês de junho, depois de atrasos.

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Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas de Curitiba (SMOP), não há motivo para preocupação com o novo recape. O que ocorreu foi uma inconsistência durante a primeira pavimentação e este pequeno trecho será refeito pela empresa responsável pelas obras da trincheira, sem ônus para a prefeitura.

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De acordo com a SMOP, a fresagem do asfalto (retirada da camada) começou na quinta-feira (12) e já era para ter sido concluída, mas a chuva atrapalhou o prazo de conclusão da nova obra. Assim que a chuva parar, a nova pavimentação do trecho mencionado será finalizada. A previsão é que isso ocorra nesta terça-feira (17) ou quarta-feira (18).

A SMOP explica que a checagem de todas as pavimentações asfálticas da capital – não só a da Mário Tourinho – é um procedimento padrão que garante a qualidade do serviço realizado pelas empresas. “Após o término da implantação do novo pavimento, são retiradas amostras e encaminhadas para análises técnicas e laboratoriais. Qualquer inconsistência apontada por tais análises, a empresa que venceu a licitação para executar o serviço é notificada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e a pavimentação é feita novamente, sem ônus para a prefeitura. É o que aconteceu com o pavimento da Rua General Mário Tourinho”, disse a SMOP em nota.

Obras na trincheira

A trincheira da Rua General Mário Tourinho com a Avenida Nossa Senhora Aparecida foi liberada ao trânsito após três anos de obras. A inauguração da trincheira foi no dia 15 de junho, com a presença do prefeito Rafael Greca. O investimento total realizado na obra foi de R$ 15 milhões.

A trincheira da Mário Tourinho teve um atraso no início das obras por problemas no mercado de materiais necessários à construção. Após a conclusão do processo licitatório, em julho de 2018, o consórcio formado pela Triunfo e TCE Engenharia, que venceu o certame, foi ao mercado para adquirir as estacas metálicas previstas no projeto da trincheira, mas as peças não estavam disponíveis.

A mudança na especificação das estacas e também a substituição do material do pavimento da pista da trincheira, que passou para concreto, obrigou a readequação do projeto. O início da obra ocorreu em 23 de setembro de 2019 afetando diretamente os comerciantes da região que sofreram um enorme impacto e prejuízo. Além disso, o atraso na entrega de produtos, quebra de máquinas e afastamentos de operário na pandemia da covid-19 afetou a conclusão da obra que estava prevista para abril de 2020.

Ao inaugurar a trincheira, o prefeito recordou que a obra foi concebida em 2008 pela equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Mais tarde, o projeto recebeu modificações feitas por professores engenheiros da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Era uma obra engavetada desde 2008 e nós tivemos a coragem de realizar. A trincheira está pronta e é a primeira obra do Novo Inter 2, que contemplará 28 bairros de Curitiba, em 38 quilômetros de intervenções que irão se concluir nos próximos 3 anos”, disse Rafael Greca.

A construção da trincheira teve investimento total de R$ 15 milhões.

Obra pesada

Foram utilizadas 918 estacas metálicas assumindo função estrutural e formando as paredes laterais da trincheira, que em seu interior ganhou 290 metros de pavimento de concreto. São 96 novas luminárias de vapor metálico na área externa e mais 10 projetores de LED para a parte interna da trincheira.

Com a abertura para o tráfego, o trabalho vai seguir nos próximos dias para fechamento dos meios-fios e do calçamento que permaneceram abertos para permitir a passagem de veículos no desvio feito pelas alças da nova trincheira.

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