Reassentados do Moradias Corbélia ganham escola

Uma escola municipal com capacidade para 500 alunos será entregue à comunidade que vive no Moradias Corbélia, no bairro São Miguel. O novo equipamento faz parte do projeto coordenado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) de urbanização de favelas e reassentamento de famílias de áreas de risco na bacia do rio Barigui.

O Moradias Corbélia, com 555 unidades habitacionais, foi construído para abrigar famílias que viviam em situação precária em locais impróprios para moradia, boa parte em beira de rio. Juntamente com as moradias, a Prefeitura de Curitiba está implantando equipamentos comunitários para atender a demanda da população local.

“O programa habitacional do município não oferece somente moradia digna. Nos grandes empreendimentos construídos para reassentamento, a Prefeitura inclui nos projetos a construção de equipamentos públicos para atender os novos moradores e incentivá-los a permanecer no local”, explica o presidente da Cohab, Ibson Campos.

Um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) com 150 vagas já está em funcionamento no local e além da escola municipal, o conjunto vai ganhar um barracão de reciclagem do projeto EcoCidadão e uma unidade de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS), ambos já em obras. Próximo ao empreendimento, na vila Sabará, já foi licitada a construção de uma nova Unidade de Saúde que vai atender os moradores do Corbélia.

Escola

Para construção da escola municipal do Moradias Corbélia estão sendo investidos R$ 1,1 milhão, recursos da Prefeitura e do governo federal. O equipamento, construído em um terreno de 7,3 mil metros quadrados, conta com 10 salas de aula, biblioteca, sala de informática e quadra poliesportiva.

Estão sendo ofertadas 20 turmas de pré-escola ao quinto ano (10 de manhã e 10 à tarde), com uma média de 25 alunos por turma. As matrículas estão abertas para o ano letivo de 2013 – os interessados devem comparecer à secretaria da escola munidos de original e fotocópia da certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço e RG ou CPF do responsável.

O morador Alexandre de Lima Torres, 28 anos, já matriculou seu filho Alan, de seis anos, para cursar o primeiro ano do ensino fundamental na nova escola em 2013. “Para nós a situação vai ficar muito melhor com a escola aqui pertinho, porque vamos ganhar tempo e economizar com transporte”, destacou. “A escola ficou linda, eu adorei. É vermelha, a minha cor favorita”, comemorou o garoto.

Danieli da Silva, 21 anos, também ficou feliz com o término da obra da nova escola. Ela vai matricular o filho Lucas Henrique, cinco anos, para estudar na pré-escola. “Ficou ótima a escola e para mim vai ficar muito mais fácil para trazer e buscar o Lucas. Eu já gosto bastante de morar aqui e está ficando cada vez melhor”,afirma.

Projeto

O Moradias Corbélia foi ocupado por famílias oriundas das vilas Nova Barigui, Alto Barigui, Recanto da Paz, Sandra, Eldorado, Morro da Esperança, Olinda, Nápoles, Malvina, Nova República, Rigone e Nossa Senhora da Paz. Para a construção das moradias e equipamentos comunitários foram investidos R$ 20, 7 milhões, recursos do governo federal e da Prefeitura de Curitiba.

As áreas de preservação permanente, onde antes habitavam irregularmente as famílias, foram desocupadas e estão sendo recuperadas com a implantação de calçada compartilhada (ciclistas e pedestres), canchas esportivas, parquinhos infantis e plantio de grama.