Final de semana

Quer fabricar facas, espadas e machados? Evento terá forjamento de armas ao vivo em Curitiba

Knife Show acontece no bairro do Ahú. Foto: Reprodução

Os apaixonados pela cutelaria – a arte de forjar e fabricar facas – tem uma oportunidade única de encontrar outros admiradores desta técnica milenar. Curitiba sedia neste final de semana, sábado e domingo, o Knife Show, evento com exposição de facas artesanais, facas e machados, oficinas, forjamento de facas ao vivo e palestras com especialistas, além do sorteio de várias facas. O evento será no bairro Ahú (mais informações abaixo).

A feira neste ano contará com cerca de 70 expositores que vieram de todas as partes do Brasil. “A exposição conta com diversas facas nacionais e internacionais, sendo que muitas delas são catalogadas em livros de cutelaria”, explicou Marcelo Tokars, um dos organizadores do evento.

  • O QUE É FORJAR? O cuteleiro pega uma peça de aço bruto, esquenta a altíssimas temperaturas em fornos especiais, até atingir um ponto de maleabilidade. A partir dali na base das marretadas contra grandes bigornas dá forma para a faca.

O Knife Show tem como principal objetivo proporcionar ao público uma ampla visão do universo da cutelaria, mostrado que as facas são, acima de tudo peças de arte fabricadas artesanalmente, utilizando técnicas refinadas. Eventos semelhantes acontecem em outros estados, mas o de Curitiba tem se destacado neste cenário pela quantidade de expositores.

A primeira edição do encontro aconteceu em 2017 e se repetiu ano passado. “O evento é composto de basicamente 3 partes: a feira de cutelaria, a exposição de facas e as atrações diversas. E o evento conta com uma estrutura diferenciada, não apenas quanto a qualidade da feira, mas também o serviço de alimentação e até chopp artesanal”, disse Tokars.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O interesse por esse universo cresce a cada ano, especialmente após programas de televisão como Desafio Sob Fogo, Vida ou Corte, entre outros, do canal History Channel. “O interesse e a paixão por facas vem crescendo a cada ano não apenas em Curitiba, mas em todo o mundo, incentivado pelos programas de televisão que mostram ao grande público a dificuldade técnica no exercício da arte da cutelaria”, contou o organizador.

Uma dica para quem gosta de churrasquear ou das facas propriamente ditas. No evento será oferecida uma palestra sobre afiação de facas, que promete ser uma das atrações mais concorridas, além dos forjamentos ao vivo.

Knife Show será neste sábado e domingo em Curitiba. Foto: Reprodução
Knife Show será neste sábado e domingo em Curitiba. Foto: Reprodução

O Knife Show Curitiba será no antigo Cassino do Ahú, Rua Brasilino Moura, 474. O ingresso custa R$ 10 para cada dia e dá direito a frequentar o espaço o dia todo. Mais informações pelo site do evento.