Aventura

Que tal dirigir um Inter II ou biarticulado em ‘plena’ Curitiba? A Tribuna mostra como

Sabia que é possível a qualquer tempo assumir a direção de um biarticulado ou Inter II e “andar” pelas ruas de Curitiba? Tudo bem que existem jeitos e jeitos de se fazer isso – este ano teve até um maluco que levou esta ideia ao pé da letra e acabou se dando mal. A sugestão da Tribuna do Paraná é adquirir o jogo OMSI Omnibus Simulator e ser o responsável por acionar o famoso botão e ouvir a frase: “Portas fechando”.

No Dia do Motorista, comemorado nesta quarta-feira, que tal se sentir como um deles?

É bem possível que a ideia de dirigir um busão dessa magnitude já tenha passado pela sua cabeça, mas para evitar transtornos na vida real, onde apenas motoristas habilitados e treinados têm essa chance, a vida virtual permite essa “viagem”.

O jogo é um simulador de direção de ônibus e tem como principal característica ser uma plataforma colaborativa. Isto é, jogadores e desenvolvedores do mundo todo podem construir cenários e ônibus e incluir os chamados “Mods”, que vem do inglês “Modification”, que significa as alterações feitas na versão original de um jogo ou programa.

Praticamente todos os ônibus curitibanos do jogo foram desenvolvidos pelo estudante Cleber Gumz. Desde que o jogo foi lançado, em 2013, ele começou a desenhar os modelos de Curitiba, que vão desde os alimentadores, passando amarelos dos convencionais, pelos verdes do Interbairros até os ligeirinhos e biarticulados. “Eu pego o modelo 3D do ônibus, vejo as fotos deles reais e vou editando. Conforme a foto deixo 100% no padrão daqui”.

Gumz convida todos a dirigir por Curitiba. “Qualquer um pode usar os modelos de Curitiba”, disse ele, lembrando que comandar um “expressão” é mais difícil. “É um pouco mais difícil por ser um veículo composto por duas articulações e tem 28 metros de comprimento”, explicou.

No Youtube é possível encontrar alguns passeios especiais feitos em Curitiba (alguns com cenários bem realistas, outros em cidades fictícias. O usuário Paulo Ricardo tem um canal na rede mundial de vídeos e já dirigiu alguns ônibus curitibanos. Vale conferir.