Cheiro insuportável

Quadra no bairro Bigorrilho sofre com esgoto

Os dias de chuva têm causado transtornos extras para moradores e comerciantes da Rua Padre Anchieta, no trecho entre as vias Bruno Filgueira e Francisco Rocha, pelo alagamento com água de esgoto. A quadra específica, no bairro Bigorrilho, tem entupimento da rede pluvial e o problema se agrava pela ligação irregular de esgoto no local. Com qualquer chuva um pouco mais forte, o subsolo da garagem do edifício Royal Windsur fica completamente alagado com água contaminada, bem como os subsolo do prédio comercial ao lado.

Valdemar Ferreira Santos, síndico do edifício residencial, fica espantado pelo fato de pagar mais de R$ 4 mil à Sanepar, sendo quase metade referente à coleta de esgoto, e ainda assim ter problemas de alagamento com água contaminada por fezes. “Como cidadão me sinto roubado. A Sanepar cobra por um serviço que não nos presta. E estamos com este problema de infiltração há dois anos, até a parede da garagem já caiu”, conta o sindico.

A empresária Adriana Petsch também reclama do problema que está sendo protelado e tem prejudicado todos na região. “Choveu, o prédio transborda de água com fezes. O cheiro é insuportável. Todo mundo paga pela coleta de esgoto e isso ainda acontece”, reclama Adriana, que há cinco anos trabalha na região.

De acordo com a Sanepar, o transtorno não é causado por falta de prestação de serviço da companhia. O caos é consequência de uma ligação irregular de esgoto de um restaurante na região. O proprietário já foi notificado, mas ainda não solucionou o problema, que gera refluxo de água contaminada. Sem poder fazer nova notificação, a Sanepar aguarda por um posicionamento da prefeitura quanto a multas e exigências para que o proprietário do restaurante regularize a situação.