Em frente à UFPR

Protesto contra corte de verbas de universidades federais reúne centenas em Curitiba

Protesto em frente ao prédio histórico da UFPR. Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Centenas de manifestantes se reúnem no início da noite desta quarta-feira (8) em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Centro de Curitiba, para protestar contra o bloqueio de verbas a universidades e institutos federais de todo o país anunciado na semana passada pelo Governo Federal.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A mobilização desta quarta foi organizada pelo coletivo Lutar e Educar, vinculado ao curso de Pedagogia da UFPR. Por volta das 18h30, a Praça Santos Andrade já estava tomada por manifestantes. Até esse horário, não havia bloqueio nas ruas da região — embora causasse lentidão nas vias próximas à praça e também à Reitoria da UFPR.

Manifestantes protestam com cartazes. Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo
Manifestantes protestam contra os cortes. Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

 

Com faixas e cartazes contra a decisão do governo federal, os manifestantes tomaram a escadaria do prédio histórico. Apesar dos gritos de ordem, até o momento, o grupo não sinaliza sair em caminhada.

+ Leia mais: Terremoto atinge cidade na Grande Curitiba pela terceira vez

A medida imposta pelo Ministério da Educação retira 30% das verbas de custeio destinada a essas instituições, o que pode inviabilizar as atividades e os serviços prestados já a partir da segunda metade do ano. Somente na UFPR, a ordem significa R$ 48 milhões a menos no caixa, atingindo despesas como água, energia e restaurantes universitários.

+ Leia mais: Roubo em agência bancária acaba em explosão e tiroteio na madrugada

O ato desta quarta-feira é apenas um dos que vêm sendo organizados pela comunidade acadêmica. Na próxima quarta-feira (15), deverá haver uma mobilização nacional contra o bloqueio, que, segundo o próprio governo, ainda tem chances de ser revisto.

Protesto em frente ao prédio histórico da UFPR. Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo
UFPR. Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Hospital Pequeno Príncipe fecha urgência e emergência para o SUS