Transporte coletivo

Projeto para implantação do bilhete único recebe parecer favorável em comissão na Câmara

Foto: Arquivo.

Em reunião nesta terça-feira (9), a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização da Câmara Municipal de Curitiba deu parecer favorável ao projeto de lei do vereador Bruno Pessuti que propõe a implantação do bilhete único no transporte coletivo de Curitiba. Na prática, essa tarifa temporal permitiria ao passageiro utilizar o transporte público quantas vezes fossem necessárias ao longo do período em que o bilhete for válido. Pessuti argumentou que essa possibilidade já existe para algumas linhas da capital e que a lei permitirá a regulamentação e a ampliação do uso do bilhete único.

O parecer positivo foi emitido por Paulo Rink (PR) que pediu, no entanto, que fosse anexado ao projeto o impacto financeiro da medida. Em voto separado, a vereadora Professora Josete (PT) propunha que a proposição fosse encaminhada em diligência à Urbs e ao Conselho Municipal de Transporte, para que se manifestassem sobre a matéria. O colegiado, porém, concordou com a sugestão de Dr. Wolmir Aguiar (PSC) para que o projeto seguisse o trâmite para a Comissão de Serviço Público, mas que fosse encaminhado ofício à Urbs, pedindo impacto financeiro e posição jurídica sobre a medida.

Também segue trâmite regimental o projeto de Professora Josete que obriga a divulgação da lista de espera por vagas da rede municipal de ensino nos murais das escolas e creches e no Portal da Transparência da Prefeitura de Curitiba. Agora a matéria será analisada pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo.