Estacione Colombo

Projeto aprova ‘Estar’ em Colombo; licitação vai definir quando cobrança começa

Rua Abel Scuissato será a primeira a receber o estacionamento rotativo pago. Foto: Divulgação / Prefeitura de Colombo

Aprovada em sessão extraordinária pela Câmara Municipal de Vereadores de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, a Lei 1511/2019 que prevê a regulamentação do estacionamento rotativo pago foi sancionada pela prefeita Beti Pavin. O “Estacione Colombo” funcionará como o ESTAR da capital paranaense e vai controlar o estacionamento de veículos automotores, veículos de transporte de carga e de passageiros, e recipientes para transporte de entulhos em algumas vias públicas da cidade.

De acordo com a Prefeita Beti Pavin, o sistema de estacionamento pago dará mais rotatividade e organizará e tornará mais democrático o uso das vagas em algumas ruas da cidade. “Pensamos nessa Lei como forma de garantir as condições de segurança e fluidez do trânsito de veículos e pedestres, além de melhorar a circulação dos veículos nos centros comerciais da cidade”, disse.

+ Leia mais: Com lances a partir de R$ 1 mil, carros serão leiloados pela Setran neste sábado

Em janeiro de 2019, o município atingiu a marca de 136.577 veículos em circulação, sendo 86 mil automóveis de passeio, 4.500 caminhões, 9.500 caminhonetes, 21.700 motocicletas, 3.200 motonetas e 600 ônibus. Em função disso, viu-se a necessidade da implantação da Lei, servindo como um instrumento de gestão do transito.

Para que o projeto tome forma, será realizada uma licitação para receber propostas de empresas interessadas em fiscalizar e administrar o estacionamento rotativo pago nas ruas da cidade. “Nossa ideia é que o estacionamento seja colocado em funcionamento logo após as obras de reurbanização da Avenida Abel Scuissiato, local onde há grande concentração de comercio e vagas para automóveis”, explicou a prefeita.

+ Viu essa? Motoristas de app terão que se cadastrar na prefeitura para trabalhar em Curitiba

A medida promete estimular o comércio na cidade, já que muitas pessoas não frequentam esses locais por falta de vagas para estacionar. “Esse projeto é inovador e trará inúmeros benefícios para nós comerciantes. Atualmente não temos vagas disponíveis para nossos clientes, e o pouco que tem na extensão da via é utilizado por ambulantes. Então recebemos essa novidade com otimismo, já que precisávamos dessa renovação nos comércios”, disse João Rafael Landes, proprietário da Cicles Landes, localizada na Avenida Abel Scuissiato desde 1982.

+ Você sabia que está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana? Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

Sobre o “Estacione Colombo”

Planejado de forma em que o cidadão pare por um período preestabelecido de tempo na vaga e possa libera-la para que outras pessoas possam usar em seguida, as regras para o uso do estacionamento serão definidas por meio de decretos. Entre eles estão: delimitação dos estacionamento; valor da tarifa; vagas para motocicletas, vagas utilizadas exclusivamente por idosos, pessoas com deficiências (PcD) ou com dificuldade de locomoção e vagas utilizadas como estacionamento temporário em frente às farmácias e paradas de emergência.

A cobrança pelo uso da área do “Estacione Colombo” será realizada de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h, não incidindo cobrança aos domingos e feriados. Os dias e horários serão indicados nas placas de regulamentação.