Reconhecimento da Espanha

Programa Fala Curitiba recebe prêmio internacional de participação cidadã

Prefeito Eduardo Pimentel participa do Fala Curitiba da Regional Santa Felicidade. Curitiba, 18/08/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

O programa Fala Curitiba, iniciativa de consulta pública da Prefeitura de Curitiba, foi premiado pela União Ibero-Americana de Municípios (UIM) na categoria Empoderamento da Cidadania – Comunicação e Fortalecimento Democrático. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (24/2), com data e local da premiação a serem divulgados posteriormente.

Lançado em 2017, o Fala Curitiba é o principal instrumento de consulta pública da Prefeitura para a construção das leis orçamentárias do município. O programa amplia o debate público, coleta sugestões de obras, serviços e melhorias e direciona a priorização das demandas indicadas pela população, considerando as características específicas dos 75 bairros da capital.

Este é o terceiro reconhecimento internacional recebido pelo programa. Em 2018, foi apontado pela ONU como exemplo de governança participativa. Em 2024, recebeu o Government Excellence Awards em Dubai, na categoria Engajamento Cívico e Empoderamento da Comunidade.

Nos seis meses de realização do Fala Curitiba 2025, mais de 50 mil sugestões foram enviadas por 18,7 mil moradores. O uso de tecnologia acelerou o processo de votação, substituindo formulários em papel por tablets nas unidades móveis e cabines finais.

A edição de 2026 do Fala Curitiba, que será a 10ª, está programada para começar em 2 de março e se estender até agosto, quando ocorrerão as reuniões finais presenciais. O programa combina participação presencial e digital, buscando garantir capilaridade, transparência e inclusão no processo de planejamento e destinação dos recursos públicos.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.