Manifestação

Professores fazem protesto contra mudanças no ensino médio

Cerca de 500 estudantes e professores se reuniram na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, e partiram em direção à Boca Maldita em uma manifestação em defesa da escola pública. O ato foi marcado por gritos de “Fora Temer!”, em razão da recente proposta de reforma do ensino médio, e “Fora Beto Richa!”.

A concentração do protesto teve início às 10h. Durante o percurso, os estudantes conversaram com pessoas que estavam nas ruas e distribuíram pelas ruas panfletos do “ato público contra o retrocesso na educação”, que criticava a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do governo federal.

“Os estudantes paranaenses são totalmente contra essa Medida Provisória, que é uma reforma que não é boa na verdade pra educação”, afirmou Mateus dos Santos, da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES). “Eles dizem que querem a educação em tempo integral, mas não dizem como. Que matérias de senso crítico não são mais obrigatórias. Enfim, uma série de ênfases que desqualificam a educação”, salientou.

Mateus explicou que acontecem atos contra a reforma proposta pelo governo Temer em todo o país nesta quarta. Ainda segundo ele, mais de sete escolas estão ocupadas no Paraná. Em todo o Estado, foram realizados protestos em mais de 10 cidades.

A manifestação na Boca Maldita foi encerrada pouco antes do meio-dia. Parte dos estudantes foi em direção ao Centro Cívico, em continuidade ao protesto.

Confira o protesto abaixo: