Data emblemática

Professores estaduais do Paraná prometem paralisar escolas em 29 abril para ato no Centro Cívico

icms educação
Foto: Albari Rosa / Foto Digital/Gazeta do Povo

O dia 29 de abril é a data em que professores da rede estadual de ensino costumam relembrar o dia que ficou conhecido como o “massacre do Centro Cívico”, ocorrido em 2015, em frente à Assembleia Legislativa (Alep), durante protestos de educadores contra a retirada de verbas do fundo previdenciário dos servidores públicos estaduais para o caixa do governo do Paraná. Para marcar a data, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (App-Sindicato) pretende reunir os professores da capital e do Interior na praça 19 de Dezembro, em Curitiba.

A paralisação deverá ser no mesmo dia em que ocorreu o “massacre”. Na época, 200 pessoas ficaram feridas após uma ação truculenta da Polícia Militar (PM). Até mesmo jornalistas que cobriam o dia da votação da proposta do então governador Beto Richa (PSDB), para mexer no fundo previdenciário, ficaram feridos.

+ Leia mais: Motoristas e cobradores de 45 linhas de Curitiba aprovam indicativo de greve

A paralisação dos professores para este ano foi decidida em assembleia virtual, que teve a participação de cerca de 800 pessoas no último sábado (9).

Segundo a App-Sindicato, o objetivo é concentrar os professores a partir das 8h no Centro Cívico, para início do ato às 9h. Junto com o resgate de memória do dia 29 de abril, o sindicato pretende discutir a data-base da categoria.

O pedido da App-Sindicato é uma reposição de salários que pode atingir 34%. Também a recomposição de perdas salariais e análises de promoções e progressões de carreira.

Salários

Em dezembro de 2021, o governador Ratinho Junior (PSD) e o secretário de Educação e do Esporte, Renato Feder, propuseram um piso salarial de R$ 5,5 mil para todos os professores da rede pública de ensino do Paraná.

Segundo disse o governador na época, o incremento em relação ao piso salarial para 40 horas/aulas semanais seria de 48,7% e beneficiaria mais de 22,4 mil profissionais em começo de carreira.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro