O Procon PR, departamento vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, realizou, no ano passado, aproximadamente 92 mil atendimentos, por telefone, email e pessoalmente.

continua após a publicidade

Além disso, foram realizados ainda 31.572 registros pela plataforma consumidor.gov.br, serviço público que possibilita a interlocução direta entre consumidores e fornecedores através da internet e é gerenciado pelo Procon-PR.

Dos 92 mil atendimentos, a maioria foi realizada por telefone, momento em que os consumidores paranaenses buscaram informações sobre seus direitos e deveres nas relações de consumo.

Somente nos canais preliminares de solução de conflitos disponibilizados pelo órgão, bem como pela plataforma consumidor.gov.br, aproximadamente 80% dos consumidores teve sua demanda resolvida, o que é bastante positivo, avalia a diretora do Procon PR, Claudia Silvano, já que a reclamação é solucionada num prazo médio de 10 dias.

continua após a publicidade

Foram realizadas ainda 9767 audiências de conciliação buscando uma solução para as reclamações apresentadas pelos consumidores.

Em relação ao ano de 2015, houve um aumento de 8% ou cerca de 11 mil atendimentos e entre os segmentos mais reclamados, telefonia e bancos ocupam as cinco primeiras posições.

continua após a publicidade