Consumidor

Procon-PR peita multinacionais e manda retirar Del Valle e “leite condensado fake” dos mercados

Diretora do Procon-PR, Claudia Silvano. Foto: Reprodução

O Procon-PR instaurou dois processos administrativos contra as gigantes multinacionais Coca-Cola e Nestlé. O intenção é combater informações imprecisas nos rótulos de alguns produtos, que invariavelmente levam o consumidor ao erro.

+ Leia também: Shopping de Curitiba inaugura em junho restaurante do famoso chef inglês Jamie Oliver

Um dos produtos da marca Del Valle não apresenta quantidade suficiente de fruta para ser considerado sucos, e a Mistura Láctea da Nestlé é muito parecido com o Leite Condensado, mas não é. É uma espécie de “leite condensado fake”

>>> Clique aqui e veja o vídeo da diretora do Procon-PR no blog Tribuna do Consumidor

O consumidor precisa ficar atento ao que compra. “É preciso muita atenção na hora de comprar, tem que ter os rótulos com mais atenção e reclamar sempre”, disse a coordenadora do Procon-PR Cláudia Silvano. O consumidor pode denunciar casos semelhantes pelo consumidor.gov.br

A reportagem já entrou em contato com as empresas e aguarda posicionamento oficial sobre a decisão do órgão de defesa do consumidor do Paraná.

O que dizem as empresas?

A Coca-Cola Femsa se pronunciou no meio da tarde de terça-feira (24).

“A Coca-Cola informa que a ilustração no rótulo da linha Fresh da marca Del Valle reflete a matéria-prima presente na bebida. E em razão do seu compromisso de transparência com o consumidor, disponibiliza no respectivo rótulo todas as informações referentes à sua composição, incluindo a quantidade de suco presente no produto, em estrita observação à legislação brasileira vigente e normas regulamentadoras dos Órgãos competentes da categoria. E ainda, esclarece que os produtos da linha Fresh da marca Del Valle não são e nunca foram classificados como suco ou néctar. A empresa garante que seguirá todas as determinações dos órgãos competentes”.

Sobre o caso, a Nestlé do Brasil se manifestou por meio de nota, na manhã desta quarta-feira (25).

“A Nestlé esclarece que não foi formalmente notificada por órgãos oficiais e ressalta que o Moça® Pra Toda a Família é um novo produto da linha Moça® que possui os mesmos ingredientes do Moça tradicional, porém, em quantidades diferentes e com adição de soro de leite e amido, o que o torna uma opção para os consumidores que buscam soluções com menor desembolso, sem abrir mão do resultado e da qualidade Nestlé. O Moça® Tradicional permanece sendo produzido e comercializado pela Nestlé®.

A embalagem de Moça® Pra Toda a Família é diferente dos outros itens do portfólio de Moça®, tem cor marsala e consta a identificação “mistura láctea condensada”. Além disso, é a única embalagem da linha que conta com a imagem de uma receita no painel frontal –o pudim, uma das receitas mais produzidas dentro dos lares brasileiros”.

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro