Araucária

Primeiro prédio construído em madeira no Brasil foi montado na Grande Curitiba

O primeiro prédio no Brasil construído com tecnologia sustentável foi construído em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e é destinado ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Após a experiência de construção de casas com a tecnologia em Wood Frame (quadro de madeira) para o programa do Governo Federal, atendendo a mais de 10 mil famílias, chegou a hora de construir um prédio com a mesma tecnologia sustentável, a seco, que utiliza painéis de madeira.

 

Modelo sustentável Residencial Nilo
O primeiro residencial do MCMV com imóveis em Wood Frame, destinados a famílias com renda de até R$ 1,6 mil, já comemora seu primeiro aniversário. O condomínio Moradias Nilo, em Curitiba, conta com 66 casas e precisou de apenas seis meses para ficar pronto, quase metade do prazo normal de uma obra em alvenaria.

O carpinteiro Eliseu de Oliveira, de 61 anos, conta as vantagens de morar na casa: “Há mais de um ano, moramos aqui. Saímos de uma área de risco. Aqui é melhor, a casa é mais agradável e não nos preocupamos com o clima”, afirma.

Já o mecânico Francisco Lima, de 53 anos, fala da acústica da moradia: “Nossa casa é muito boa, quando fechamos a porta ficamos sossegados. O barulho da rua não entra. E olha que eu tenho três filhos”, ressalta.