Previsão do tempo

Primavera começa com muito sol e calor em Curitiba

Muito sol e calor no primeiro dia de primavera na capital paranaense
Primeiro dia de primavera tem temperatura chegando aos 30ºC em Curitiba. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Fim de semana de sol e calor. A partir deste sábado (22), primeiro dia de primavera, é essa a previsão do tempo para Curitiba e Região Metropolitana. Há previsão de chuva só na quarta-feira (26). Segundo o Instituto Simepar, as temperaturas ficam elevadas à tarde, mas aquele friozinho ideal para uma corrida matinal nos parques ainda pode aparecer no sábado. No domingo (23), até mesmo a manhã será mais quente e á tarde promete ser de temperatura próxima dos 30ºC.
Em Curitiba, o fim de semana começa com nevoeiro leve na manhã de sábado, principalmente por causa da umidade dos últimos dias que ainda não diminuiu totalmente. No entanto, antes mesmo do meio-dia o sol aparece. Conforme o Simepar, não há previsão de chuva e o dia deve ser agradável, com temperatura mínima em torno de 11ºC e máxima de 27ºC. A previsão também vale para cidades da Região Metropolitana. Por causa do calor, até pode ocorrer uma ou outra pancada de chuva, mas será um fenômeno muito isolado.
No domingo, as temperaturas na capital devem variar entre 17ºC e 29ºC. Os quase 30ºC se explicam pela ausência de umidade e forte presença do sol. Segundo o Simepar, os dias devem seguir parecidos pelo menos até a tarde de terça-feira (25), quando volta a chover em algumas regiões do Paraná. “Já em Curitiba, a chuva só deve voltar na quarta”, explica Tarcízio Valentin da Costa, meteorologista do instituto.

Outras regiões

Segundo o Simepar, o sábado de primavera será de tempo estável e sem previsão de chuva em todo o Paraná. No entanto, na faixa leste do estado, entre os Campos Gerais e as praias, é previsto uma maior concentração de nuvens, em função do transporte de umidade do oceano para o continente. Mas não deve chover de forma significativa no Litoral até o domingo. Em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, as temperaturas variam no sábado entre 17ºC e 30ºC. Já no domingo, por causa da umidade, a máxima cai para 22ºC nessa região.
Nas demais regiões do estado, em uma grande área de abrangência, o tempo será bom durante todo o fim de semana, mas é no domingo que o sol brilha forte. Por causa disso, segundo o Simepar, cidades como Foz do Iguaçu, Maringá, Paranavaí e Umuarama podem ter máxima perto dos 35ºC.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!