E aí São Pedro?

Será que neva em Curitiba no final de semana? Friaca já chegou!

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná/Arquivo
Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná/Arquivo

A chuva que caiu na sexta-feira (2) trouxe junto o frio para Curitiba. De maneira repentina, os termômetros caíram da casa dos 20ºC, temperatura registrada por volta do meio-dia, para 11ºC, no final da tarde. Apesar de pouco volumosa, a previsão é que siga chovendo também no sábado (3), e a temperatura continuará em declínio.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!

Segundo a meteorologista Beatriz Porto, do Simepar, a frente fria que toma conta do Paraná tem pouca intensidade, mas seu avanço traz o resfriamento experimentado nessa tarde, e ela vem seguida de uma massa de ar polar, que causará uma queda ainda maior nos termômetros. “Há pouca chuva associada ao deslocamento da frente fria, que tem uma fraca intensidade sobre as diversas regiões do estado. A refletividade do radar mostra uma área com chuva fraca entre o oeste e sudoeste e chuvas isoladas mas de moderada intensidade mais ao leste. Conforme a frente fria avançou sobre o Paraná o ar quente e seco foi dando lugar a um céu com muitas nuvens e as temperaturas sofrendo um declínio maior”, escreveu, no site do sistema meteorológico.

Porém, a combinação dos dois sistemas meteorológicos pode resultar em chuva congelada e até neve em alguns locais do estado. Por volta das 18 horas dessa sexta, a sensação térmica na região sul do Paraná, em Palmas, era de -0,6ºC.

Termômetros chegaram a registrar temperaturas abaixo dos 10ºC na tarde dessa sexta. Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná
Termômetros chegaram a registrar temperaturas abaixo dos 10ºC na tarde dessa sexta. Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Alerta de ressaca

Conforme alerta emitido pela Marinha do Brasil, o avanço da frente fria, que traz ventos de até 60 km/h à costa brasileira, causa um aumento nas ondas também no litoral paranaense. A ondulação pode chegar a quatro metros de altura, e há risco de ressaca até a segunda-feira (5).

Curitiba é conhecida como a capital mais fria do Brasil, mas por que não neva por aqui?