Calorão

Curitiba terá semana típica de verão mas pode sofrer com temporais

Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

O Paraná vai enfrentar mais uma semana típica de verão, com dias bastante quentes e com possibilidade de chuvas isoladas entre a tarde a noite. Em todo o estado, a massa de ar quente continua fazendo com que a temperatura fique elevada. A alta umidade favorece a formação de pancadas de chuva e até mesmo de temporais em algumas regiões.

Segundo o Simepar, embora essa variação esteja presente em praticamente todo o estado, é entre Curitiba e o Litoral que ela se torna ainda mais evidente — sobretudo por causa da proximidade com o oceano. Na capital, a segunda-feira (14) já começa abafada, com mínima de 19ºC e máxima de 31ºC. E não espere grandes mudanças ao longo da semana, já que os termômetros vão oscilar muito pouco no período.

Já para quem aproveita as férias nas praias, a boa notícia é que o calor permanece. Em Matinhos e Guaratuba, os dias devem marcar temperaturas acima dos 30ºC e até mesmo a mínima permanece alta, variando de 23ºC a 27ºC — ou seja, pode esperar até mesmo um anoitecer mais abafado.

Todo esse calor, combinado com a alta umidade dessa época do ano, traz as tão conhecidas chuvas de verão. O Simepar não descarta, porém, que algumas tenham chuvas mais fortes acompanhadas de raios. Contudo, os temporais devem ser de curta duração.

Apesar de não haver alertas de tempestade vigentes para o paranaense, a recomendação é que o paranaense utilize o sistema de notificação via SMS da Defesa Civil. Para isso, basta enviar uma mensagem de texto de seu celular informando seu CEP para o número 40199. Além disso, para quem está na praia, outra possibilidade é baixar o recém-lançado aplicativo do Corpo de Bombeiros, que também alerta qualquer variação de tempo mais significativa no Litoral.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Homem tira crianças do perigo, mas morre afogado no Rio Marumbi, em Morretes