Revolta no cárcere

Presos se rebelam em delegacia na Vila Izabel

Inconformados com a descoberta do plano de fuga, presos da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) começaram uma rebelião, na manhã de ontem. Eles ameaçaram fazer um preso refém, caso não a superpopulação das celas não fosse reduzida. Policiais civis de outras unidades e policiais militares controlaram rapidamente o tumulto.

Pouco depois das 9h30, os policiais da DFRV souberam que os presos estavam serrando as grades. Diante da denúncia, todos os presos foram tirados das celas, para que a cadeia fosse revistada. Os policiais encontraram grades serradas e uma serra foi recolhida. Quando os presos eram colocados de volta nas celas, mais amontoados do que antes, já que os cubículos com grades cortadas foram isolados para reparos à tarde, começou a barulheira.

Apertadinhos

Os detentos se negaram a voltar ao xadrez porque o espaço estava muito apertado. As 16 celas da DFRV, programadas para no máximo 50 homens, abrigavam 182. Eles pediam transferências e melhores condições de convivência. Como ameaçaram fazer refém, investigadores chamaram apoio da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) e da Polícia Militar. As equipes conseguiram acalmar os presos e recolocá-los de volta na cadeia. Ao meio-dia, tudo estava controlado.

A DRFV informou que já tinha encaminhado vários ofícios ao Departamento da Polícia Civil, solicitando a transferência do maior número de presos em caráter de urgência. Também solicitou que os distritos recebessem flagrantes da Polícia Militar, referentes a furto, roubo e receptação de veículo, já que a DFRV está sem capacidade de receber mais presos.

Veja na galeria de fotos a confusão.