Segurança Pública

Presos fazem ‘polvinhos de crochê’ para crianças atendidas pelo Samu

Rafael Marcante/PPPR

Cascavel, no oeste paranaense, é palco de uma iniciativa que une solidariedade e ressocialização. O projeto Aeropolvo, que envolve detentos na confecção de polvinhos de crochê para crianças em emergências médicas, entregou mais de 150 bonecos nesta terça-feira (2).

A ação, fruto de uma parceria entre a Polícia Penal do Paraná, o Conselho da Comunidade de Cascavel, a Unioeste e o Consamu, teve início em 2024 na Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP/UP) e outras unidades da região.

Álvaro Marcelo Alegrette, diretor da PIMP/UP, ressalta o impacto duplo da iniciativa: “A pessoa privada de liberdade se capacita em uma atividade que pode gerar renda após a reclusão, além de contribuir com a comunidade. É um ciclo que se completa.”

Os polvinhos, inicialmente destinados a crianças transportadas por helicópteros do Consamu, agora também confortam pequenos pacientes em ambulâncias. Indiara Teixeira, enfermeira do Consamu, explica: “O objeto de conforto contribui na estabilização clínica desses pacientes. É realmente de grande valia durante o atendimento.”

Além do aspecto humanitário, o projeto fortalece a reintegração social dos detentos. Cursos de primeiros socorros ministrados por profissionais do Samu já capacitaram mais de 30 custodiados na PIMP/UP.

Rosaldo Chemim, do Conselho da Comunidade de Cascavel, define a ação como uma “corrente do bem”. “É um trabalho muito importante, porque ao mesmo tempo em que os custodiados estão envolvidos em um propósito de fazer o bem, isso contribui para a recuperação e capacitação deles durante o período de reclusão”, afirma.

O sucesso da iniciativa em Cascavel abre caminho para sua expansão a outras unidades prisionais, promovendo educação, solidariedade e reintegração social. A entrega dos polvinhos na sede do Conselho da Comunidade contou com representantes de todas as instituições envolvidas, marcando mais um capítulo desta história de transformação social.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.