Presos aliciando menores para o consumo de drogas

Três homens foram detidos pela Guarda Municipal, na madrugada de domingo, suspeitos de aliciar seis adolescentes para consumo de drogas na Praça Abílio de Abreu, conhecida como a Praça da Escadaria, no Guabirotuba.

A operação da Guarda, segundo informações da prefeitura, foi desencadeada após solicitação de moradores por perturbação de sossego. Duas viaturas do Grupo de Operações Especiais (GOE) e três da viatura do Núcleo Cajuru atenderam à ocorrência por volta de 2h.

Deonizio Vachaski Henrique, 43 anos, Alexander da Cruz, 23, e Everton Schimitt Smaniotto, 22, foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac-Sul), no Portão, onde foram autuados em flagrante por corrupção de menores, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Horas depois, eles foram transferidos para a carceragem do 11.º Distrito Policial (CIC).

Consumo

De acordo com o inspetor Claudio Augusto de Oliveira, em conversa com os guardas, um dos adolescentes alegou ter consumido droga e bebida alcoólica oferecidos pelos adultos. O depoimento foi confirmado pelos jovens ao delegado José Vitor Silva Pinhão, que estava de plantão no Ciac-Sul.

Os adolescentes foram para a Fundação de Ação Social (FAS). Duas meninas de Fazenda Rio Grande e uma de Colombo foram encaminhadas por assistentes sociais do Conselho Tutelar até a casa dos pais.

O menino e outras duas meninas passaram a noite no abrigo Criança quer Futuro e também foram entregues aos pais na manhã de ontem por funcionários do Conselho Tutelar do Cajuru.

Aproximação

O inspetor conta que muitas vezes os próprios adolescentes se aproximam dos adultos para poder comprar bebida alcoólica e drogas. O aliciamento de menores é agravante em casos de tráfico de drogas, roubo, furto ou exploração sexual.

De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social, em 2009, duas denúncias de aliciamento de menores foram registradas pela Guarda Municipal, no Bacacheri e no Cajuru. Em 2010,houve só uma denúncia, no São Francisco. Nos três casos ninguém foi preso, já que a denúncia não foi constatada.