Limpeza

Prefeitura retira 11 km de cabos abandonados no Centro

A Prefeitura de Curitiba está realizando desde a última semana de novembro ações diárias para a retirada de cabos soltos e abandonados dos postes da cidade.  O trabalho começou pela região central e só na primeira semana foram recolhidos cerca de 11 quilômetros de cabos.

As operações contam com o apoio inédito de seis operadoras de telecomunicação, internet e TV a cabo, que cederam equipes próprias para o trabalho: BR Fibra Telecomunicações, Embratel, GVT, Horizons, NET e Oi.

A Prefeitura convidou todas as empresas que operam na cidade a ceder equipes para a retirada dos cabos soltos e abandonados e essas seis aceitaram colaborar. As equipes das operadoras estão fazendo revezamento semanal no atendimento e trabalham sob supervisão da Prefeitura, que seleciona as regiões onde serão feitas as retiradas.

SMCS
Foram retirados mais de 1 km de cabos.

Inicialmente, as operações estão acontecendo na região central da cidade. Já foram recolhidos cabos soltos e abandonados nas ruas Desembargador Westphalen, André de Barros, Conselheiro Laurindo, Nilo Cairo, Papa João XXIII, Lysimaco Ferreira da Costa, Ernani Santiago de Oliveira, Dr. Rosalvo G. de Melo Leitão, Marechal. Hermes, Ivo Leão, Campos Sales, Mateus Leme, Mário de Barros, Manoel Eufrásio, Comendador Fontana, Aristides Teixeira, Barão de Antonina, Lourenço Pinto, Pedro Ivo, XV de Novembro, Ubaldino do Amaral, Avenida Cândido de Abreu e Alameda Dr. Muricy.

Os cabos soltos identificados irão gerar multas para as empresas responsáveis, com exceção das colaboradoras da retirada. Durante o trabalho, também é verificada a situação dos cabos que estão muito baixos, próximos da rua, os quais são enrolados e colocados em local seguro na rede. Esses cabos são identificados e as operadoras responsáveis são notificadas para a regularização.

SMCS
Foi criado um grupo de trabalho para realizar estudos de construção de dutos subterrâneos compartilhados na cidade.

Em 2014, diversas empresas de telefonia, internet e TV a cabo assinaram termos de compromisso com a Prefeitura, comprometendo-se a colaborar com a diminuição do cabeamento aéreo irregular em Curitiba. A Prefeitura, em conjunto com a Copel, realiza reuniões periódicas com representantes das operadoras para definir os locais das retiradas.

Também foi criado um grupo de trabalho para realizar estudos de construção de dutos subterrâneos compartilhados na cidade. O grupo tem reuniões mensais e é formado por representantes das secretarias municipais do Governo, Trânsito, Urbanismo, Obras Públicas e de Informação e Tecnologia e de 11 empresas.

A Oi informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que reconhece a importância da ação de retirada dos cabos soltos: “Trabalhamos em parceria com a Prefeitura de Curitiba para a regularização do cabeamento da cidade. Por esse motivo, a empresa opera com equipes técnicas especializadas que já realizam regularmente toda a manutenção técnica necessária”.

Voltar ao topo