Modernizando

Capão da Imbuia pode ganhar novo terminal

Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação/Urbs
Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação/Urbs

A prefeitura de Curitiba está buscando recursos para construir um novo terminal de ônibus no Capão da Imbuia, no bairro Cajuru. O espaço do atual está há anos defasado para atender os 39 mil passageiros por mês, que deve aumentar com a crianção no futuro Ligeirão Leste/Oeste.

Para erguer o novo terminal, o município está elaborando uma carta-consulta que solicita ao governo federal a inclusão do projeto da obra no Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana. O desenvolvimento do projeto terá custo de R$ 800 mil. Já o valor total da construção é estimado em R$ 30 milhões, dos quais R$ 20 milhões são destinados à obra e outros R$ 10 milhões às desapropriações necessárias.

O terminal será construído perto do atual, que está em operação desde 1982 na na Avenida Presidente Affonso Camargo, entre as ruas Professor Nivaldo Braga e a Ronald José Carboni e que integra seis linhas. Por mês, 39 mil passageiros passam pelo Capão da Imbuia. O novo endereço será um pouco mais para frente, próximo à Rua da Cidadania do Cajuru, entre as ruas Nivaldo Braga e Professora Olga Balster. Ali, o espaço contará com três plataformas, sendo duas destinadas aos biarticulados e às Linhas Diretas, e a terceira para as linhas alimentadoras.

Segundo a Urbs – empresa responsável pelo transporte coletivo da capital paranaense – o espaço será totalmente monitorado por câmeras de segurança interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) do município. Além disso, contará com ampla infraestrutura contendo sanitários, guarda-volumes, ligação subterrânea entre as plataformas e um bicicletário com capacidade para 108 bikes.

Foto: Gerson Klaina
Foto: Gerson Klaina

O novo terminal fará integração com as linhas Centenário/Campo Comprido, Pinhais/Rui Barbosa, o ligeirinho Inter 2 (que transporta aproximadamente 91 mil passageiros por dia), Interbairros II (com 43 mil passageiros diariamente) e também com o futuro Ligeirão Leste-Oeste.

Entre as linhas alimentadoras e convencionais que farão conexão no terminal estão a Araguaia, Avenida Ivaí, Detran/Vicente Machado, Palotinos, Vicente Carvalho e Maracanã/Capão da Imbuia.

Novo sistema trinário

De acordo com a Urbs, a infraestrutura deve integrar o novo sistema trinário de vias no Eixo Leste. Neste trinário, a Avenida Presidente Affonso Camargo ficará ao centro, ladeada pela Avenida Prefeito Maurício Fruet na ligação com o bairro, e a Rua Francisco Mota Machado no sentido oposto (bairro-centro).

A estrutura do atual terminal continuará sendo utilizada durante toda a execução da obra, evitando interrupção no funcionamento do transporte. A partir da operação do novo terminal, o sistema viário na área do antigo será readequado, mas mudanças ainda não foram divulgadas.

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Financiamento

O programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana – procurado pela prefeitura para financiar o projeto – utiliza recursos do FGTS em iniciativas que busquem melhorar a qualidade da circulação de pessoas nos municípios. Os recursos são captados via empréstimo do governo federal pelo Programa Pró-Transporte, com contrapartida de pelo menos 5% do valor do investimento e taxa de juros de 6% ao ano.

Atualmente, Curitiba conta com 14 projetos dentro desse programa, entre eles os de estruturação de vias conectoras da cidade, binários de trânsito, melhorias viárias e de sistema de transporte.

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