Trânsito intenso!

Com trânsito caótico, Tarumã deve ganhar novo binário após inauguração de shopping

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

A inauguração do Jockey Plaza Shopping, no bairro Tarumã, em Curitiba, ressaltou um problema que provoca dor de cabeça aos motoristas da região faz tempo. Quem tenta cruzar a Avenida Victor Ferreira do Amaral pela Rua Professora Olga Balster quase sempre encontra trânsito intenso. Para solucionar o problema e também criar um corredor que ligue o Cajuru até a região do Jardim Social, a prefeitura de Curitiba projeta criar um binário utilizando as ruas Olga Balster e Nivaldo Braga.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Quando chegar à região do shopping, o binário se conectará à Rua Konrad Adenauer, que foi reformada para a inauguração do empreendimento e termina nas ruas Fulvio Jose Alice e José Zgoda. Nessas ruas estão em construção trincheiras que passarão por baixo da Linha Verde, as quais formarão o segundo binário que ligará os bairros Bacacheri e Bairro Alto. Esse já está em obras e a previsão de inauguração é para o fim deste ano.

+Leia mais! Inauguração de shopping deixa trânsito maluco na região do Tarumã

O novo binário funcionará da seguinte forma: no Tarumã, o novo projeto chegará até a Victor Ferreira do Amaral. No Cajuru, o projeto contempla a Nivaldo Braga – até a Rua Miguel Caluf -, e Olga Balster – até a Assma Karam Geara. Na segunda via, será feita uma das principais intervenções do projeto: a continuação da Olga Balster para cruzar as avenidas Mauricio Fruet e Affonso Camargo e atravessar a linha férrea.

Novo binário

À época da inauguração do centro de compras no Tarumã, a prefeitura explicou o motivo de a Rua Olga Balster não ter sido alterada já naquele momento. “A gente não colocou a Olga Balster no projeto do shopping porque é uma ligação viária maior”, esclarece o diretor de operações da Superintendência de Trânsito, Setran, Pedro Darci.

Os dois binários – o do Cajuru e o do Bairro Alto – irão se conectar com a Rua Konrad Adenauer e então chegarão até a Rua Fagundes Varela, já no Bacacheri.

Em nota, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) afirma que a obra vai melhorar a ligação entre os bairros Tarumã, Capão da Imbuia, Jardim das Américas e Guabirotuba. O projeto faz parte do PAC Mobilidade e o andamento da obra ainda depende de aprovação da Caixa Econômica Federal e também da liberação de recursos do governo federal.

Bala de banana de Antonina é negócio de família e já está na terceira geração