Via iluminada

Tartarugas hi-tech são instaladas em rua de Curitiba

Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná
Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná

Quem passou pela rua Marechal Deodoro com destino à avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Alto da XV, durante a noite notou novidades no asfalto. Bem na entrada da trincheira, onde há uma curva bem acentuada, a prefeitura de Curitiba instalou tachões — as populares “tartarugas” — que são feitos de LED no trecho para reter a atenção do motorista para a manobra que vem a frente.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

O equipamento contém uma placa solar na sua parte superior, que carrega durante o dia e acende o LED pela noite, funcionando com uma espécie de “pisca-pisca”, seguindo o trajeto da curva. “Nós estamos fazendo um teste do equipamento” destaca Thiago Costacurta, engenheiro de trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran).

O material foi fornecido pela mesma empresa que instalou os tachões em Araucária, no ano passado. A prefeitura recebeu cerca de 20 peças que foram colocadas na curva que passa por baixo da trincheira da avenida Nossa Senhora da Luz, na região da Praça das Nações. “A gente escolheu sinalizar um ponto que precise de uma atenção especial do motorista pela curva acentuada”, explica Costacurta.

Os tachões serão testados por cerca de seis meses e será estudado se a implantação continuará. “Além de avaliar os resultados técnicos, também temos que ver a parte financeira, pois o material é dez vezes mais carro que o atual”, ressalta o engenheiro.

Em surto, mulher invade prédio e morre afogada na caixa d’água em Curitiba