Tá liberado!

Prefeitura de São José dos Pinhais autoriza guardas municipais a usarem barba

Para secretário municipal de Segurança Pública, uso da barba não interfere no bem-exercer da função. Foto: Pixabay

Guardas municipais de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, estão autorizados a usar barba. A questão foi regulamentada na última segunda-feira (21) pelo secretário municipal de Segurança Pública, Adriano Mühlstedt. Até então, os agentes eram proibidos de usar barba.

Para o secretário, essa decisão “trata de uma inovação em que se está garantindo o direito de liberdade”. Segundo ele, “o uso da barba, em si, não modifica a capacidade do Guarda Municipal em bem-exercer a sua profissão”. Mühlstedt salientou que é uma das primeiras Guardas Municipais do Brasil a regulamentar o uso da barba para seus servidores. Para a liberação, foi levado em conta que todas as polícias e órgãos de segurança pública do Brasil permitem barba. Há restrição apenas para militares.

Na avaliação do diretor da GM de São José dos Pinhais, Marcio Pereira, o maior desafio para os agentes será superar o obstáculo do preconceito, “o que só poderá ser vencido com o apoio de todos, pois é uma mudança grande, tanto interna como externa”. O prefeito Toninho Fenelon destacou que o município não aplica esse tipo de restrição a nenhum outro cargo ou função.