Novas equipes

Prefeitura amplia o número de equipes do Nasf

Os Núcleos de Apoio de Saúde da Família (Nasf) de Curitiba, que atuam junto às unidades básicas de saúde e que hoje são compostos por fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física, ganharão reforço no mês de fevereiro. A Secretaria Municipal da Saúde está preparando psiquiatras, pediatras, geriatras, infectologistas, ginecologistas, fonoaudiólogos e clínicos que irão ampliar de 29 para 39 o número de equipes que atuam nos Nasf na capital paranaense.

 “Com essas 39 equipes do Nasf e a entrada de novos profissionais, a intenção é aumentar a oferta de serviços oferecidos pelos profissionais das unidades de saúde e melhorar a utilização dos serviços secundários e terciários, como ambulatórios e hospitais” explica Paulo Poli, diretor de Atenção Primária à Saúde da secretaria.

Durante a última semana, foram realizados encontros com esses profissionais para discutir como será a forma de trabalho e qual a melhor maneira de prestar o suporte para os profissionais das unidades de saúde evitando assim que muitos usuários do SUS sejam encaminhados para consultas especializadas sem a real necessidade delas.

“Cada vez mais estamos trabalhando para capacitar os profissionais das unidades básicas e dar suporte para que consigam resolver as necessidades dos pacientes na própria unidade. Recentemente aderimos ao telessaúde para casos de neurologia e agora as novas categorias do Nasf ajudarão a resolver os atendimentos”, afirmou Poli.