FUTURO

Precisa de um empurrãozinho pra escolher o seu curso de faculdade?

Detalhe da fachada da Universidade Federal do Paraná. Foto: Arquivo
Detalhe da fachada da Universidade Federal do Paraná. Foto: Arquivo

Os estudantes que desejam prestar vestibular para a Universidade Federal do Paraná ou que precisam de um empurrãozinho para definir a escolha do curso terão a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer mais a fundo os cursos oferecidos pela universidade na 15ª edição da UFPR: Cursos e Profissões, que será realizada a partir das 9h da quinta–feira da próxima semana (24) até as 16h de domingo (27) no complexo da UFPR em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. De acordo com os organizadores, a Feira da UFPR é  a maior do Brasil entre as instituições de Ensino Superior.

A entrada é gratuita e nos dois primeiros dias (24 e 25) a visitação estará aberta apenas para grupos de escolas que fizerem agendamento prévio. No sábado e domingo (26 e 27) a feira receberá o público em geral.

Ainda há vagas para as visitas em grupo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no portal do evento (http://www.feiradecursos.ufpr.br/?page_id=285) até o dia 22 de agosto. Há limitação de vagas por período e, à medida que vão sendo preenchidos, os horários são bloqueados.

A Feira

A Feira tem o objetivo de auxiliar os alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares nas suas escolhas profissionais e tornar seu ingresso na UFPR mais consciente, evitando possíveis evasões durante os cursos.

O evento vai abrigar estandes de cerca de 90 cursos oferecidos na instituição. Alunos e professores estarão disponíveis para conversar com os visitantes a respeito da graduação, da vivência durante o período de formação, do mercado de trabalho e esclarecer dúvidas. Ao longo de toda a mostra ainda haverá palestras sobre diversos cursos distribuídas em cinco salas e um auditório. É possível conferir a grade das palestras no site.

Além de estandes de cursos representando todos os campi da instituição, a Feira também tem espaço para apresentação de serviços da UFPR, como o Núcleo de Concursos que vai auxiliar nas inscrições do Vestibular 2017/2018. Empresas juniores, Editora UFPR, Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin), Pró–Reitoria de Graduação (Prograd), entre outros também estarão à disposição para expor suas atividades e serviços.

Infraestrutura

Pelo segundo ano a UFPR: Cursos e Profissões acontece na cidade de Piraquara, região Metropolitana de Curitiba, no complexo da UFPR localizado na Rodovia João Leopoldo Jacomel, 4015, Jardim Primavera.

Para chegar ao local, alunos e servidores da universidade podem usar a linha Intercampi, cujas informações estão disponíveis no site da Feira. O público em geral deve utilizar as linhas oferecidas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). As orientações sobre linhas de ônibus também podem ser conferidas no site. Para aqueles que preferirem ir de carro, o Complexo oferece estacionamento gratuito.

O evento terá, ainda, praça de alimentação com seis opções de estabelecimentos que servirão salgados, doces e cafés.

Evento de Sucesso

O sucesso da UFPR: Cursos e Profissões ganhou fama nacional e começa a se projetar até mesmo em outros países. A cada ano, aumenta o número de participantes de outros estados. Em 2016, participaram alunos de São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas o número de estados pode aumentar em 2017.

Este ano, a expectativa do coordenador geral do evento, Ray Garbelotti, é que pelo menos 95 mil estudantes, professores e outros interessados participem da Feira . “Nós estimamos receber três mil pessoas por hora, nos quatro dias de visitação”, avalia.

Todas as informações estão no site do evento: http://www.feiradecursos.ufpr.br/