Folia

Pré-carnaval leva marchinhas e samba à Marechal Deodoro

Tradicional bloco curitibano Garibaldis e Sacis abre o Pré-Carnaval. Foto: Rodrigo Félix Leal
Tradicional bloco curitibano Garibaldis e Sacis abre o Pré-Carnaval. Foto: Rodrigo Félix Leal

Aos poucos, crianças e adultos apaixonados pela folia se aglomeram na Rua Marechal Deodoro para o Pré-Carnaval de Curitiba. O evento começou às 14h e segue até 20h deste domingo (12), com muita música entre os cruzamentos da Rua Travessa da Lapa e Avenida Marechal Floriano.

Durante a festa, o bloco curitibano Garibaldis e Sacis divide o trio elétrico com o grupo carioca Monobloco e promete muita animação com marchinhas e samba. “Estamos animados com o evento e temos visto muitas famílias se aproximarem do trio para curtir com a gente”, afirmou o músico Marcel Cruz, do grupo Garibaldis.

Uma dessas famílias é da Giselle Berlim, que trouxe as duas filhas, de 6 e 20 anos, para festejar. “Eu sou a maior carnavalesca do universo porque meu pai era de uma escola de samba, então cresci participando, compro materiais para ajudar o bloco Garibaldis e sempre trago minhas meninas”, conta a curitibana.

Segundo o produtor técnico do evento, Márcio Henryke Gomes, a animação continua com o Garibaldis até 16h30 e depois segue com o Monobloco, que traz características cariocas. “As músicas atraem a todos e têm até crianças que tocam, então está bom demais e vamos lotar essa avenida”, garantiu.

No entanto, ele adianta que os participantes precisam chegar logo porque a capacidade da arena é limitada e a entrada será proibida assim que for atingido o público máximo apontado pela Polícia Militar. Além disso, ele ressalta que é proibida a entrada na festa com mochila, garrafas, latas e isopores. “Lembrando que todos serão revistados na entrada”.

Para a segurança dos participantes, o evento conta com a PM atuando no entorno e com a Guarda Municipal e 300 seguranças privados na parte interna. “Sem contar que temos uma grande estrutura de lanchonetes para atender o público e também há dois pontos de atendimento médico, um na esquina com a Avenida Marechal Floriano e outro na esquina com a Rua Travessa da Lapa”, pontua Márcio.

Trânsito complicado

Vale lembrar que o trânsito de veículos na Marechal Deodoro foi bloqueado às 7h e só será liberado após as 23h. O acesso ao local também pode ser feito por ônibus, que atende a região normalmente, apenas com alguns ajustes de rota. Mesmo assim, quem decidir chegar à festa de carro deve estar preparado para congestionamentos em diversas vias do Centro.

precarnaval13
Silvia cata latinhas no Carnaval há 36 anos. Foto: Rodrigo Félix Leal

Carnaval ecológico

Enquanto centenas de pessoas aproveitam a festa para cantar, dançar e beber, uma mulher de 57 anos chama a atenção na frente do trio elétrico com sua fantasia produzida com latinhas e lacres. “Eu participo do Carnaval há 36 anos, sempre catando as latinhas usadas no evento. Assim, evito que elas fiquem jogadas no chão e ainda consigo um dinheirinho vendendo depois”, conta Silvia Suzana Bobek, enquanto puxa um saco de latinhas para um lado e para outro ao som das marchinhas que soam.

Participantes

O bloco Garibaldis e Sacis é uma iniciativa do animador cultural Itaércio Rocha que já conquistou a cidade de Curitiba em quase 20 anos de história. Dessa vez, ele traz as marchinhas que caíram no gosto do folião, incluindo músicas criadas especialmente para a capital paranaense. Já o Monobloco possui 17 anos de atividades e apresentará um repertório diversificado com uma verdadeira mistura entre axé, forró, funk, xote e outros estilos brasileiros.