Urbanismo

Praça do Japão vai receber estátua de 15 metros após ser ‘fatiada’ pra receber ligeirão

Vista aérea da Praça do Japão, que vai passar por transformações para receber ligeirão. Foto: Divulgação/SMCS

A “orelha” da Praça do Japão, que até o final de março vai receber um retorno para os ônibus do novo ligeirão Norte-Sul, previsto para começar a circular ainda no primeiro semestre deste ano, vai virar Largo Tomie Ohtake, com estátua de 15 metros de autoria da artista plástica japonesa radicada no Brasil. Depois, quando a sequência das obras for finalizada, o largo será reincorporado à praça.

A novidade foi anunciada nesta terça-feira (20) pelo prefeito Rafael Greca (PMN) em sua conta oficial do Instagram, depois de uma reunião com o arquiteto e designer Ricardo Ohtake, que preside o Instituto Tomie Ohtake e que é filho da artista. O instituto confirma as informações.

A estimativa é de que o largo, junto com as obras da primeira fase da instalação do ligeirão, ficará pronto até o aniversário de Curitiba, comemorado no dia 29 de março. Ainda não se sabe qual será a escultura a ocupar o local nem o valor do projeto. A definição sobre qual obra irá compor o largo será do Instituto Tomie Ohtake.

De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o custo final do largo dependerá justamente do tipo da escultura, pois base, iluminação e outros elementos podem alterar o valor.

Mudanças sem traumas

“Não haverá trauma algum para a Praça do Japão com o funcionamento da primeira etapa do Ligeirão Norte-Sul”, afirmou Greca durante visita à praça acompanhado por Ricardo. Apesar disso, as mudanças têm sido recebidas com desconfiança pelos moradores da região.

Esta será a segunda obra pública de Tomie a ser implantada em Curitiba. Outra escultura, com 11 metros de altura, está instalada no Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural. A obra foi criada especialmente para Curitiba em 1996 para celebrar o centenário de amizade Brasil-Japão.

Contra passagem do ligeirão, moradores fazem abraço coletivo na Praça do Japão