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Pra evitar fila, região metropolitana de Curitiba adota ônibus com duas catracas

Novos ônibus entregues pela Comec tem duas catracas. Foto: Comec

A frota do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ganhou 22 novos ônibus com uma novidade. Cinco desses veículos vão operar com duas catracas: uma para pagamento da passagem com dinheiro e outra com cartão-transporte. Os ônibus com duas catracas vão operar na linha Piraquara/Santos Andrade, entre a cidade da RMC e o Centro da capital.

De acordo com Gilson Santos, presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do governo estadual responsável por administrar o transporte coletivo de Curitiba para a região metropolitana, os ônibus de duas catracas devem diminuir as filas de embarque. “Quem tem cartão não precisa ficar na fila, esperando quem vai pagar com dinheiro”, explica Santos.

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Além de Piraquara, os veículos entregues quarta-feira (18) fazem a ligação da capital com mais sete municípios: Pinhais, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Almirante Tamandaré e Campo Largo.

O investimento nos 22 ônibus é de R$ 9,5 milhões. São 16 ônibus comuns, dois multimodais, dois ligeirinhos e dois articulados. Com essa entrega, a Comec totaliza 66 ônibus entregues em 2019, com investimento total de R$ 32 milhões.

Terminais novos

Além de renovar a frota, a Comec está licitando projetos para a construção de dois novos terminais na região metropolitana: um em Piraquara e outro em São José dos Pinhais.

A expectativa é de que os projetos fiquem prontos no primeiro semestre de 2020, com a contratação das obras até o final do próximo ano. O investimento nos dois terminais chega a R$ 13 milhões.

Curitiba

Na capital, a prefeitura entregou terça-feira (17) 50 novos ônibus à frota. O plano da prefeitura é até o fim de 2020, quando acaba o mandato de Greca, entregar 450 ônibus novos. Até agora, foram 317 ônibus novos integrados à frota, com investimento de R$ 200 milhões.

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