Aconteceu aí?

Por que janelas estão ‘suando’? Mudança brusca no tempo intriga Curitiba

Foto: Deposit Photos

Curitibanos têm se deparado com um cenário inusitado nos últimos dias: paredes, pisos e janelas aparentemente “suando”. O fenômeno, que coincide com as recentes mudanças climáticas na capital paranaense, tem deixado muitos moradores intrigados.

Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, esclarece o mistério. “Ao abrir as janelas, o ar quente e úmido entra na casa e condensa o vapor d’água nas superfícies geladas”, explica o especialista. Segundo ele, a situação é resultado do rápido retorno de uma massa de ar mais aquecida e úmida, proveniente da Amazônia, após um período de temperaturas mais baixas na região.

A oscilação térmica brusca fica evidente nos registros meteorológicos. Em Curitiba, a temperatura saltou de -0,3ºC na quarta-feira mais de 10ºC na quinta-feira chuvosa.

Esse contraste térmico fez com que o interior das residências ficasse mais frio que o ambiente externo, criando as condições ideais para a condensação do vapor d’água nas superfícies.

Paredes suando em casa? Como resolver!

Para os curitibanos que se depararem com esse fenômeno em casa, a recomendação é simples: ligue ventiladores ou aquecedores para ajudar a dissipar o vapor d’água. Em espaços menores, passar um pano com álcool pode ser uma solução prática.

A previsão indica que a amplitude térmica – com manhãs frias e tardes mais quentes – deve persistir nesta quarta-feira em todo o Paraná. Portanto, os moradores da capital e região devem ficar atentos a essas variações climáticas e seus efeitos no ambiente doméstico.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna