Sanepar

Por que falta água em Curitiba e RMC, mesmo com reservatórios cheios e muita chuva? Entenda

Represa do Rio Passaúna. Foto: Gabriel Rosa/Arquivo/ Foto Digital

Mesmo com as barragens da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) cheias, as paradas no fornecimento de água têm ocorrido com alguma frequência na capital e em cidades vizinhas, passados quase cinco meses do fim do rodízio pela estiagem.

LEIA TAMBÉM:

>> Nível de três reservatórios passam de 100% com chuvas prolongadas na Grande Curitiba

>> Nota Paraná! Prêmios de R$ 1 milhão e de R$ 200 mil saem para Curitiba

>> Quadrilha que movimentava milhões em contrabando, com “vista grossa” de PMs, é alvo de operação da PF

A impressão de que os cortes no abastecimento têm sido mais frequentes agora do que à época da estiagem, explica a Sanepar, ocorre porque no período do rodízio “os serviços eram programados  para serem feitos justamente no período em que parte da população já estava sem água. Então, quando o abastecimento volta à normalidade, o sistema está sujeito a intercorrências”, diz a empresa.

Uma das últimas paradas na RMC, no começo do mês, ocorreu justamente pelo excesso de chuvas, que aumentou a lama, terra e folhas nos rios, alterando a cor da água na Estação de Tratamento do Iraí. A situação exigiu um processo de tratamento mais demorado, que levaria 24 horas e atingiria 75 mil moradores em bairros de Curitiba, Pinhais e Almirante Tamandaré.

Rompimentos contribuem para cortes emergenciais

As paradas emergenciais no abastecimento podem ocorrer quando há rompimento da rede, que soma 15,9 mil quilômetros de extensão na RMC. Segundo a Sanepar, consultada pela Gazeta do Povo, a rede pode ser rompida “pela pressão, por ações de terceiros, como clientes, prefeituras e construtoras, por vandalismos e até pelo crescimento de raízes de árvores”.

Para fazer o conserto da tubulação, como acontece em qualquer reparo feito em casa, é preciso fechar o registro, o que causa suspensão temporária do fornecimento de água. Somente em março, segundo a Sanepar, houve 104 rompimentos de rede causados por terceiros, como empreiteiras, prefeituras e clientes, na região Leste de Curitiba, em Piraquara, São José dos Pinhais, Pinhais e Colombo.

Manutenções e melhorias provocam cortes de água

Além dos consertos emergenciais, a execução de obras de manutenção, ampliação e melhoria do sistema também levam a paradas programadas no abastecimento de água e podem ser feitas tanto em redes de distribuição, quanto em reservatórios e em estações de tratamento.

Nas redes de distribuição, são feitas substituições de tubulações mais antigas por novas, ampliação da linha que visa atender novos clientes ou melhorar a distribuição. Nos reservatórios de água tratada há manutenção de parte elétrica, limpeza e outros serviços. E, nas estações de tratamento, são executados serviços de limpeza, manutenção eletromecânica e outras obras necessárias de ampliação e melhoria operacional.

Como a rede de abastecimento está sendo ampliada em 107 quilômetros e quatro novos reservatórios estão sendo construídos em Curitiba, nos bairros Sítio Cercado, Santa Quitéria, Lamenha Pequena e Butiatuvinha, interligar as tubulações novas e os reservatórios ao sistema exige o fechamento dos registros, que causam a falta temporária de água em determinados locais.

Piora na qualidade da água também interfere

A alteração da coloração ou de outros aspectos da água é outro fator que pode levar a paradas ou à lentidão no processo de tratamento, como ocorrido no começo do mês na Estação de Tratamento do Iraí. A análise da água bruta, vinda do rio, é feita de hora em hora, ao longo das 24 horas por dia, e caso haja alguma alteração em um parâmetro determinado pelo Ministério da Saúde em uma das fases do processo de tratamento (captação, coagulação, filtração), isso irá determinar a medida a seguir.

“Esses parâmetros definem a necessidade de qualquer alteração no processo de tratamento, que pode ter a velocidade reduzida para adequar a água aos padrões de potabilidade”, explica a Sanepar. No caso da Estação do Iraí, até que a água se tornasse potável, a redução foi variável, chegando ao pico de diminuir 30% da produção.

Como não sofrer com a interrupção no abastecimento

Devido à complexidade e ao dinamismo do sistema de abastecimento de uma grande cidade, duas medidas são fundamentais para manter a disponibilidade de água em casa. A primeira é ter caixas d´água adequadas ao tamanho da família e suficientes para garantir 24 horas de abastecimento em momentos de parada. A segunda é baixar o aplicativo da Sanepar e se cadastrar para receber mensagens pelo celular sobre serviços programados e emergenciais, para poder se programar e fazer uso racional da água no período.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro