Perigo

Por falta de hidrante, bombeiros se põem em risco e apagam chamas com balde

Lineu Filho / Tribuna do Paraná

Um princípio de incêndio por pouco não se transformou numa grande tragédia no Centro de Curitiba. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um foco no telhado de um edifício na Rua Brigadeiro Franco, próximo a esquina com a Emiliano Perneta. Ao chegarem no local, constatou-se que o sistema de hidrantes do edifício não estava funcionando.

De acordo com o sargento Vagner dos Santos Batista foi preciso habilidade para chegar até o local. Por sorte o foco de chamas era pequeno. “Chegamos no teto e tinha vários exaustores. Num deles ocorreu esse princípio de incêndio. Utilizamos alguns extintores, mas a rede de hidrante não estava funcionando, não tinha nem registro. Então usamos um balde”, explicou.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

O problema poderia ter sido muito mais grave pela falta dos equipamentos anti-chamas. “A dificuldade ia ser bem maior, pois o hidrante de recalque estava sem registro. A dica é sempre verificar as condições destes equipamentos”, aconselha o sargento.

Por estar fechado há muito tempo, os bombeiros tiveram problemas para acessar o local onde estava começando o incêndio e se colocaram em risco para efetuar o serviço. “Tivemos que subir no teto, por sorte as telhas eram fortes e dava para caminhar. Mas devido a estar abandonado, com pouco iluminação, estávamos apenas com lanterna e passamos bem perto de um vão sem saber”, comentou.

“Eu queria vomitar”, diz mulher abusada por João de Deus