Vacilou

População se cansa de assaltos e prende homem no Centro de Curitiba

Quem passou pela Praça Santos Andrade no começo da tarde desta terça-feira (2) presenciou o cansaço da população com os constantes assaltos na região central de Curitiba. Um homem de 35 anos, conhecido como “Alemão”, que teria roubado, agredido e ameaçado várias pessoas nos arredores da praça, foi preso pela população e, por pouco, não acabou linchado.

“Primeiro ele abordou um senhor que usa bengala e tirou o objeto das mãos do homem. Depois, ele começou a surtar pela praça e chegou a agredir um casal que trocava a fralda e um bebê”, contou uma das testemunhas, que preferiu não se identificar.

Segundo a mulher, o casal estava na praça apenas para trocar a fralda do bebê, pois tinham consulta marcada no Hospital de Clínicas. O homem teria atirado a bengala na cabeça da mulher e dado um chute na perna do marido dela.

Logo depois, ele abordou um rapaz por trás e tentou pegar o celular dele, que reagiu. “Eu dei uma gravata nele e consegui o segurar. Ele ainda conseguiu me machucar no pescoço, mas nós evitamos que ele continuasse agitando”, contou o jovem.

Com o rapaz detido, algumas pessoas que passavam começaram a agredi-lo e funcionários de uma empresa evitaram que a população fizesse o pior. “Nós estamos cansados. Todos aqui já presenciaram o mesmo homem agitando com muita brutalidade, indo para cima de mulheres e sempre muito transtornado. Ainda conseguimos evitar que ele fosse linchado, mas esperamos mais de uma hora pela Polícia Militar”, desabafou a testemunha.

Uma equipe da PM que passava pelo local deu o primeiro atendimento, mas segundo o tenente João Victor, do 12º Batalhão, a ocorrência era para ser atendida pela Guarda Municipal. “Como se trata de um sistema integrado, passamos para a Guarda Municipal e conduzimos a situação da melhor maneira possível até a chegada da guarda”, explicou. O homem foi encaminhado, pela GM, ao 1º Distrito Policial, junto com três das cinco vítimas.