Saúde

População pode fazer testes rápidos de HIV e sífilis até sexta

Até sexta-feira (6), a população de Curitiba poderá fazer testes rápidos para HIV/aids e sífilis em nove unidades de saúde: Bairro Novo, Santa Cândida, Vila Hauer, Cajuru, Nossa Senhora da Luz, Santa Quitéria II, Vila Machado (Pinheirinho) e Santa Felicidade. Os testes também estão disponíveis no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), no bairro São Francisco. É a segunda edição do ano da Campanha Fique Sabendo, do Ministério da Saúde.

O resultado dos testes rápidos fica pronto em até 30 minutos. O horário de atendimento para realização desses testes é das 10 às 16 horas. Os testes convencionais, que ficam prontos em até três dias, estão disponíveis em todas as 109 unidades de saúde de Curitiba.

Na primeira edição do Fique Sabendo, em abril, aproximadamente 1,2 mil pessoas realizaram o teste rápido para diagnóstico de HIV e sífilis em Curitiba. A campanha permitiu identificar 20 novos casos de HIV e 77 de sífilis.

De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia, Moacir Pires Ramos, em 2014 a Secretaria Municipal da Saúde vai ofertar os testes rápidos em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 Horas e também nos Consultórios na Rua, além de algumas ONGs que atuam nessa área. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor será a qualidade de vida da pessoa”, explicou.

Anualmente, são realizados em Curitiba cerca de 100 mil exames HIV por ano – cerca de 55 mil somente no Laboratório Municipal, com aproximadamente 700 exames positivos por ano.