Mais opções!

Polo gastronômico em tradicional área do Centro de Curitiba pode ser aumentado

Imagem mostra um trecho da Alameda Prudente de Moraes.
Foto: José Fernando Ogura/Secom.

Um projeto de lei da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) propõe a ampliação do polo gastronômico da Alameda Prudente de Moraes, na região central da cidade. A proposta busca aumentar a oferta de produtos e serviços gastronômicos por meio de parcerias, acordos e convênios.

Atualmente, o trecho reconhecido como polo se estende por três quadras, entre as alamedas Augusto Stellfeld e Carlos de Carvalho, desde 2022. Antes disso, em 2019, o limite do polo era menor, indo apenas da Rua Saldanha Marinho até a Alameda Carlos de Carvalho.

Com a nova proposta, outras três quadras passariam a integrar a região. O início do polo se daria na Rua Professor Fernando Moreira, no bairro São Francisco, entre as alamedas Princesa Izabel e Júlia da Costa. O trecho final seguiria sendo a Alameda Doutor Carlos de Carvalho.

Expansão quer atrair investimentos

Curitiba conta atualmente com 11 polos gastronômicos. De acordo com o Plano Diretor da cidade, o reconhecimento de uma área como polo permite benefícios como a flexibilização de projetos temporários com uso do passeio público, autorizações simplificadas para eventos e decorações, fechamento de ruas em datas comemorativas, capacitação de empreendedores e estudos para melhorar o acesso por transporte coletivo.

Autora da proposta, a vereadora Rafaela Lupion (PSD) afirma que a expansão beneficia novos estabelecimentos já presentes na área. “O pedido de ampliação da extensão do Polo Gastronômico se justifica pela instalação de novos empreendimentos, pois lá se encontram o ObST., do chef Lênin Palhano, o La Tenda Gastronomia e Eventos, o Bonin Bakery, o Hamburgay e outros, os quais merecem o tratamento similar aos demais bares e restaurantes ao longo da via”, afirma. 

Vai ser aprovada?

Protocolado no dia 23 de abril, o projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). As próximas etapas do trâmite incluem os pareceres das comissões de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, e de Urbanismo, Obras Públicas e TI.

Se for aprovado pelos vereadores em plenário e sancionado pelo prefeito, o novo trecho do polo gastronômico passa a valer após a publicação da lei no Diário Oficial do Município (DOM).

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna