Violência

Polícia faz alerta sobre uso de armas de brinquedo; venda e fabricação é proibida

arma de brinquedo
Foto: Pixabay.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alerta a população sobre o uso de armas de brinquedo, em especial as crianças. De acordo com a lei estadual, a segunda semana do mês de outubro é destinada à orientação para o desarmamento infantil.

O objetivo principal da data é debater as consequências que o uso de armas na infância pode provocar na vida das crianças e dos adolescentes, já que o uso de armas na infância podem incentivar a criminalidade na adolescência ou na idade adulta.

LEIA TAMBÉM:

>> Uber lança nova opção de corrida em Curitiba para pagar mais e ‘furar a fila’

>> Café Mafalda, em Curitiba, sofre arrombamento e bandidos levam quase tudo

Atualmente, de acordo com o Estatuto do Desarmamento, está proibida a fabricação e a venda de simulacros de armas, inclusive de brinquedo. Ficando fora da proibição apenas as réplicas e as imitações destinadas à instrução, ao adestramento, ou à coleção de usuário autorizado.

A polícia alerta que a utilização de simulacros e armas de brinquedo podem acarretar em responsabilidade criminal, como por exemplo em um fato ocorrido em Jaguaraíva, nos Campos Gerais, no último sábado (09). Na ocasião, a um grupo de jovens ameaçaram e fizeram apologia ao crime com armas de brinquedo.

Os indivíduos estavam fantasiados de personagens da série espanhola “La Casa de Papel” quando, munidos de armas falsas, adentraram estabelecimentos comerciais e ameaçaram pessoas que estavam no local. Após investigação, a polícia concluiu que os suspeitos utilizavam armas de brinquedo e fingiram um assalto.

Os indivíduos foram identificados e devem prestar esclarecimentos. Eles foram autuados pelos crimes de ameaça e apologia ao crime.

O delegado Dereck Moura Jorge afirma que na atualidade as notícias relativas a eventos criminosos colocam a população num estado de constante medo. “O uso, porte e ostentação de armas de brinquedo, devem ser evitadas, a fim de não ampliar esta sensação de insegurança e ocasionar respostas indevidas da população.” finaliza Moura.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro