Heróis!

PMs que salvaram bebê são homenageados na Câmara de Curitiba

Os soldados Rodrigo de Souza Machado e Vanderlei Camargo Delgado, do 22º Batalhão da Polícia Militar, que salvaram a vida de um recém-nascido, no mês passado em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, foram homenageados na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta terça-feira (8). O pequeno Renan Gabriel de Lara, que na época tinha 40 dias, se afogou com leite e os policiais o trouxeram a vida novamente.

O acidente aconteceu enquanto a mãe, que mora no Jardim Ana Rosa, amamentava. O bebê se afogou, os pais tentaram fazer de tudo para que ele voltasse, mas não conseguiram e saíram desesperados atrás de socorro. “Nós passávamos quando encontramos o casal em desespero. Não tivemos como não ajudar”, disse o soldado Machado.

Os policiais viraram o bebê de bruços e, com conhecimento das técnicas necessárias, fizeram com que Renan voltasse a respirar. “Quando ele voltou, ele apertou o dedo do meu parceiro de trabalho com toda a força, como se estivesse agradecendo. Foi a melhor coisa”.

A homenagem na CMC foi iniciativa do vereador Cristiano Santos (PV), que quando soube da atitude, se emocionou. “Pensei em fazer uma justa homenagem a ambos. Isso porque a gente acompanha diariamente, nós sabemos a dificuldade que os policiais enfrentam, mas eles jamais se negariam a salvar uma vida. Isso é digno de muito reconhecimento sempre”.

Além da homenagem, Cristiano Santos protocolou dois requerimentos, um à Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR) e outro ao Comando Geral da PM, pedindo a promoção dos dois soldados por ato de bravura. O documento deve passar por avaliação interna depois de enviado.

Para os pais, ficou a eterna gratidão pelo que os policiais fizeram. “Foi Deus que colocou eles no nosso caminho. É por causa deles que agora meu anjo está vivo com a gente”, disse a mãe de Renan. 

Vereador pediu ainda a promoção dos dois policiais. Foto: Divulgação/CMC.