Nesta quinta-feira (26), o prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel visitou o Instituto Paranaense dos Cegos (IPC) acompanhado de 22 moradores e 250 alunos da instituição. Esta é a primeira vez nos últimos 50 anos em que primeiro chefe do executivo municipal frequenta o espaço.

continua após a publicidade

O prefeito foi recebido pelo diretor do instituto, Ênio Rodrigues da Rosa, e pelo representante do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência no conselho municipal do segmento, Marconni Gambogi de Mendonça.

Acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), Amália Tortato, o prefeito expôs a meta de executar 700 quilômetros de calçadas acessíveis nos próximos quatro anos e explicou que 200 quilômetros serão implantados junto a centros comerciais e 500 nos bairros.

Ao fim da visita, Pimentel recebeu um documento com sugestões para facilitar a rotina das pessoas com deficiência visual. Os acompanhantes receberam dez ingressos grátis, no Cine Passeio, com direito ao uso de equipamentos de audiodescrição.

Música

continua após a publicidade

Além da discussão sobre iniciativas de acessibilidade, o evento foi acompanhado de música. O professor Lucas Cadmiel cantou e tocou ao violão a canção Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Teixeira. “É a música que canto para os meus três filhos na hora de dormir. Eles também sabem a letra”, contou.