fechou o pico

Pico de Matinhos é interditado na ‘véspera do feriado’

Foto: Lineu Filho
Foto: Lineu Filho

Na véspera do início do feriado prolongado do Trabalho, o Pico de Matinhos, em Matinhos, no Litoral do Paraná, foi interditado pela prefeitura do município. Segundo a administração municipal, que anunciou a restrição de acesso nesta quinta-feira (26), o motivo são as intervenções que serão feitas no ponto para agregar mais segurança ao ponto turístico.

A interdição começa a valer já na manhã desta sexta (27). De acordo com a prefeitura, o projeto de revitalização prevê, além de mais segurança, mais acessibilidade às pessoas. A troca das estruturas terão custo de R$ 1 milhão, com previsão de término ainda antes do começo da temporada deste ano.

Engorda da orla

Projeto prevê engorda da praia de Matinhos, além de diversas outras obras de proteção e combate à erosão marinha. Foto: Divulgação/AEN
Projeto prevê engorda da praia de Matinhos, além de diversas outras obras de proteção e combate à erosão marinha. Foto: Divulgação/AEN

Essa não é a única obra prevista para o município. No começo deste ano, o governo do estado acenou tirar do papel a obra de engorda da orla de Matinhos. Com a obra, o governo paranaense planeja repor 1,7 milhão de metros cúbicos de areia da praia, por meio do projeto que deve ser licitado até o segundo semestre deste ano.

As obras de revitalização devem ser feitas para evitar a erosão marítima – além de recuperar os estragos causados pela grande ressaca registrada há quase dez anos. O projeto abrangerá cerca de três quilômetros da orla, entre a Avenida Augusto Blitskow e a Rua Francisco Brener. Para isso, o gasto previsto pelo governo é de R$ 300 milhões.

Construção da Faixa de Infraestrutura começará pelo Porto